Vereadores recebem psicólogo do CRAS que fala sobre evento pelo fim da violência contra mulheres e meninas

por Mario Sergio Kalbuch publicado 19/11/2018 18h40, última modificação 26/11/2018 16h19
O psicólogo Sérgio Schweitzer Silvestri, presente na Sessão Ordinária de 19 de novembro, foi convidado a usar a Tribuna Livre para falar sobre o evento "Dezesseis dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e meninas"

O psicólogo Sérgio Schweitzer Silvestri

O psicólogo Sérgio Schweitzer Silvestri, presente na Sessão Ordinária de 19 de novembro, foi convidado a usar  a Tribuna Livre para falar sobre o evento "Dezesseis dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e meninas", campanha mundial que ocorre desde 1991 e já conquistou a adesão de 160 países. No Brasil é realizado desde 2003 e Alfredo Wagner estará participando do movimento pela primeira vez neste ano.

O interesse em fazer parte do movimento surgiu do Centro de Referência de Assistência Social- CRAS, pois os profissionais que ali atuam se sensibilizaram com os dados alarmantes de violência contra as mulheres no Brasil. De acordo com o 12° Anuário brasileiro de Segurança Pública, somente no ano de 2017 foram registrados mais de 221 mil casos de violência doméstica, ou seja, uma média de 606 casos por dia no Brasil, destes, 63.800 mulheres foram assassinadas. Segundo o Fórum brasileiro de Segurança Pública a cada duas horas uma mulher é assassinada no Brasil. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina é o quarto estado em que mais morre mulheres em decorrência da violência doméstica.
O psicólogo alfredense enfatizou aos Srs. Vereadores, que nosso município, pequeno e pacato, não destoa do resto do Brasil. Segundo a Secretaria de Segurança Pública até o mês de agosto foram registrados 50 casos de violência contra a mulher, o que significa dizer que a cada 5 dias  uma mulher registra boletim de ocorrência de violência doméstica em nossa município, sem contar os casos que não temos conhecimento e não entram na estatística.
Diante disto, o CRAS em parceria com a rede de proteção composta pelas Secretarias Municipais, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Escola de Educação Básica Silva Jardim e Poder Judiciário uniram-se em favor de mulheres e meninas e construíram atividades que serão desenvolvidas por dezesseis dias no município  e convidam a todos para participar.
O cronograma será divulgado pelas redes sociais, mas Sérgio Silvestri adiantou que no dia 26/11 terá uma Palestra Inaugural da campanha que será ministrada pelo excelentíssimo Sr. Juiz de Direito da Comarca de Bom Retiro Dr. Edison Alvanir Anjos de Oliveira Junior, na Sociedade Recreativa União Clube e aproveitou a oportunidade para convidar os vereadores e vereadora. Por fim, este lembrou que as atividades ocorrerão entre os dias 25/11  à 10/12.