por Programa Interlegis — última modificação 22/10/2018 15h55
Alfredo Wagner possui uma riquíssima história que abrange do período Carbonífero aos tempos atuais. Habitada por mesossauros, há 200 milhões de anos, foi também passagem de indígenas há 3.000 anos. No final de século XVIII com a abertura de uma picada ligando Desterro, a capital da província, a Lages sentiu-se a necessidade da instalação de uma Colônia Militar onde atualmente se localiza Catuíra. Hoje, elevada a Município, Alfredo Wagner recupera sua história e se prepara para um futuro promissor!

Alfredo Wagner/SC

Descobertas de fosseis de primitivas palmeiras e ossos de mesossauro na região, demonstram a riqueza histórica do município.

A região já era visitada por indígenas há mais de 3.000 anos. Descobertas arqueológicas próximas do centro da cidade revelam como era a vida dos povos que utilizavam a região para caçadas periódicas e colheita de frutos, especialmente o pinhão. http://jornalaw.com.br/2016/07/01/historia-dinossauros-indios-e-imigrantes/

No final de século XVIII houve a abertura de uma picada ligando Desterro, a capital da província, a Lages tornando possível a efetiva colonização - e futura fundação do atual município de Alfredo Wagner. primeiro como Colônia Militar de Santa Tereza,criada a partir de decreto imperial em 1853, a meio caminho entre a sede da Província e os campos de Lages. http://jornalaw.com.br/2017/07/27/os-decretos-na-historia-da-capital-das-nascentes/

Em 24 de outubro de 1957, a vila de Barracão é elevada à condição de Distrito. Emancipa-se de Bom Retiro em 29 de dezembro de 1961, com o topônimo Alfredo Wagner. Situa-se na região do alto Vale do Itajaí e abriga a nascente mais alta de toda a bacia do Rio Itajaí, localizada no cume do Monte Lajeado, a 1.752m do nível do mar.

Em 2004, Alfredo Wagner recebeu o título de Capital Catarinense das Nascentes, através de Lei Estadual.

Dados do IBGE

Data de Instalação: 29/12/1961
Gentílico: alfredense
População*: 9.737 habitantes
Área: 732,768 km²
Densidade Demográfica: 13,29 hab/km²
IDH**: 0,668

Mesorregião: Grande Florianópolis
Microrregião: Tabuleiro
Distância da Capital: 78,11 km
Altitude: 480,00 m

GESTÃO MUNICIPAL
Prefeito: Naudir Antonio Schmitz
Partido: PMDB
Endereço da Prefeitura: Rua Anitápolis, 250 - Centro
CEP: 88450-000
Site Oficial: www.alfredowagner.sc.gov.br

*População Estimada em 2013 | Fonte: IBGE.