PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MIRIM

por Mario Sergio Kalbuch publicado 03/10/2019 09h08, última modificação 03/10/2019 09h08

EM PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MIRIM, JOVENS APRESENTAM MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA AFASTAMENTO DE PROFESSOR

Os nove vereadores mirins eleitos pelas escolas Silva Jardim e Passo da Limeira na edição 2019 do Programa Vereador Mirim fizeram sua primeira sessão ordinária na tarde desta segunda-feira, dia 30. A sessão aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Alfredo Wagner.

A exemplo do realizado pela Câmara de Vereadores Adultos da cidade, os jovens aprovaram, de forma unânime, uma Moção de Repúdio contra o afastamento do professor da rede estadual de ensino, Mario Sergio Kalbuch, que leciona Língua Estrangeira – Inglês na Escola de Educação Básica Silva Jardim. O documento será enviado para a Secretaria de Estado da Educação e sua Diretoria de Gestão de Pessoas, bem como a Supervisão Regional de Educação (SUPRE) de Ituporanga e ainda para conhecimento do Ministério Público de Santa Catarina da Comarca de Bom Retiro/SC, ao Conselho Tutelar de Alfredo Wagner, a Secretaria Municipal de Educação da cidade e a Escola Silva Jardim.

De autoria do vereador mirim Gustavo Dell Antônia Dorigon, a Moção aponta que o professor Mario foi afastado de sua função docente no último dia 17 de setembro, pelo período de 60 dias, por ordem da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação, conforme Portaria publicada no Diário Oficial. O afastamento – que operou sem qualquer chance de manifestação e defesa do professor – ocorreu em razão de denúncia anônima registrada no ‘Disque 100’. Nela, ele é acusado de praticar atos de exploração sexual em salas de aula.

Os vereadores mirins, conforme exposto no texto da Moção, acreditam que toda e qualquer denúncia merece atenção e apuração; acreditam, também, no princípio máximo do Estado Democrático de Direito que paira sobre todos, que é o direito de defesa e contraditório.

Segundo os parlamentares mirins, muitos deles alunos do professor Mario Kalbuch, afirmam que o docente possui histórico ilibado como pessoa e professor. Trata-se de um profissional qualificado e habilitado, regente de várias turmas, membro do Conselho Deliberativo da Escola, membro da Comissão Organizadora da Formatura da 3ª Série do Ensino Médio, referenciado por alunos, colegas, direção, pais e toda a comunidade alfredense.

A Moção ainda registra o mesmo protesto e indignação que a própria comunidade escolar e cidade já o fizeram, indo para as ruas com faixas e cartazes e nas redes sociais com manifestações pacíficas em defesa ao professor, que jamais registrou qualquer conduta desrespeitosa de qualquer gênero.

O vereador mirim Gustavo afirmou que toda essa situação tem prejudicado significativamente os alunos. Há enorme prejuízo na manutenção do afastamento do professor. Segundo ele, das 13 turmas que o professor Mario leciona, nove estão sem um substituto há duas semanas. Ele espera que a situação se reverta com a maior brevidade possível e que o profissional volte a ocupar seu lugar no quadro de professores do Silva Jardim.

As vereadoras mirins Emili Cardoso da Silva e Paula Emanuelli Kuster dos Santos também manifestaram-se em defesa do professor. Segundo elas, há somente elogios do docente em meio a comunidade escolar. Elas, que também já tiveram aulas com ele, declararam que ele sempre possuiu uma conduta correto e é qualificado para o cargo que ocupa.

Ao final da Moção, os mirins pedem aos órgãos competentes que reavaliem o posicionamento firmado, com todo o direito de defesa legalmente assegurado.

Atualmente não existem itens nessa pasta.