VEREADORA PEDE NOVO PISO SALARIAL PARA PROFESSORES DE ALFREDO WAGNER

por Mario Sergio Kalbuch publicado 04/01/2022 10h35, última modificação 04/01/2022 10h35
VEREADORA PEDE NOVO PISO SALARIAL PARA PROFESSORES DE ALFREDO WAGNER

Vereadora Lita/MDB

Na segunda-feira (23), a vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt (Lita) encaminhou a Prefeitura uma Indicação para requerer que o Município estude a possibilidade de instituir um novo Plano de Carreira e Remuneração para o Magistério de Alfredo Wagner. A sugestão dela é que os salários sejam equiparados ao do piso estadual, que é de R$ 5 mil para profissionais habilitados com carga horária de 40 horas de trabalho semanal.

Ao justificar o pedido, a vereadora lembrou que o salário dos professores da Rede Municipal de Ensino é inferior ao dos professores da Rede Estadual há anos e que esta diferença se elevou muito neste mês de agosto após o Governo de SC estipular um novo salário mínimo aos profissionais.

Lita também destaca que, com a disparidade salarial, não é incomum encontrar nas escolas da cidade profissionais com planos para migrar ou desistir da carreira no Município e focar na entrada e permanência junto a rede do Estado. Assim, ela disse temer pela educação das crianças e jovens matriculadas nelas instituições e que poderão perder excelentes profissionais.

Além da garantia de permanência dos professores em escolas municipais, a Indicação visa também garantir uma educação de qualidade e manter professores bem remunerados e motivados.

Ainda em fala, Lita reconheceu que ser professor é uma profissão que exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo, dedicação e que requer compromisso e comprometimento. “Reajustar o salário desta classe significa a valorização dos professores e a garantia de uma boa qualidade na educação”, concluiu.