VEREADOR SUGERE LEI QUE TORNE EMISSÃO DE ATESTADOS MÉDICOS DIGITAIS OBRIGATÓRIA

por Mario Sergio Kalbuch publicado 23/06/2021 11h43, última modificação 23/06/2021 11h43
VEREADOR SUGERE LEI QUE TORNE EMISSÃO DE ATESTADOS MÉDICOS DIGITAIS OBRIGATÓRIA

Vereador Eduardo/PT

Por meio de uma Indicação apresentada na última segunda-feira (18), durante Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Alfredo Wagner, o vereador Eduardo Silveira propôs que o Poder Executivo crie uma Lei que determine que receitas de medicamentos e atestados de afastamento de trabalho sejam feitos de forma digital por profissionais médicos e entregues aos pacientes de forma impressa. A ideia é substituir os documentos manuscritos (feitos a punho).
Conforme destaca o vereador Eduardo, mais do que modernizar estas emissões, o pedido objetiva garantir que os alfredenses não comprem e façam uso de medicamentos errados. Além disso, visa evitar que os pedidos de auxílio-doença sejam negados pelos técnicos do INSS por dificuldades na leitura dos atestados médicos.
Em fala, Eduardo afirmou ter feito sua proposição após ouvir munícipes que relataram ter feito uso de medicamentos errado devido à má-interpretação da receita médica pelo farmacêutico, pois a caligrafia da prescrição era ilegível. O vereador defende que uma legislação que institua a obrigatoriedade da expedição de tais documentos de forma digital resolverá esta situação e garantirá que o fato não volte a acontecer.