VEREADOR QUESTIONA LEGALIDADE NA VENDA DE AMBULANTES

por Mario Sergio Kalbuch publicado 04/01/2022 11h06, última modificação 04/01/2022 11h06
VEREADOR QUESTIONA LEGALIDADE NA VENDA DE AMBULANTES

Vereador Sérgio Adonis da Cruz/MDB

A exemplo do que têm ocorrido em outros Municípios que compõem a Região da Cebola, nos últimos meses percebeu-se um aumento significativo no número de comerciantes ambulantes em atividade no Centro de Alfredo Wagner. Essa mobilização tem gerado insatisfação nos comerciantes da cidade, que reclamam da concorrência desleal ofertada por eles. Diante disso, a Câmara enviou nesta semana um Requerimento à Prefeitura da Cidade para solicitar informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para conter o fluxo do comércio ambulante.

O Requerimento foi assinado pelo vereador Sérgio Adonis da Cruz (do MDB). Durante Sessão Ordinária, ele disse ter sido procurado por diversos comerciantes da cidade que se queixam do grande número de vendedores ambulantes atuando no Bairro Centro.

Meias, perfumes, utensílios de cozinha, acessórios masculinos e femininos estão entre os produtos comercializados por eles e a grande maioria é ofertado por preços mais baixos do que o praticado na cidade. Os comerciantes destacam, porém, que este tipo de venda gera uma concorrência desleal, pois os ambulantes não pagam impostos, energia elétrica, aluguel e funcionários.

Além da quebra no comércio local, com consequentes quebras em empresas e aumento na taxa de desemprego, Sérgio lembra que este tipo de comércio também diminui a arrecadação de impostos para o Município. Assim, perdem-se recursos que poderiam ser revertidos em melhorias para a cidade.

No Requerimento, então, estão sendo solicitadas informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para conter o fluxo do comércio ambulante, sobre a existência ou não de impostos para estes vendedores e se há fiscalização atuando pela cidade para conter aqueles que comercializam de modo irregular.