VEREADOR PEDE SERVIÇOS DE COLETA DE LIXO EM MAIS COMUNIDADES PELO INTERIOR

por Mario Sergio Kalbuch publicado 05/02/2021 17h13, última modificação 05/02/2021 17h13

Ao final de 2020, a Prefeitura de Alfredo Wagner recebeu um novo caminhão do lixo para compor a frota da Secretaria de Infraestrutura. A expectativa era que agora, com dois veículos em circulação, o Poder Executivo ampliasse o número de comunidades atendidas com os serviços de coleta. Porém, desde que o novo equipamento foi colocado em funcionamento, o antigo veículo – mesmo em bom estado de conservação - encontra-se parado no pátio municipal.

Diante desta situação, o vereador Reginaldo Silveira apresentou uma Indicação solicitando que o prefeito da cidade recoloque em atividade o caminhão de lixo e viabilize levar o recolhimento dos resíduos para as comunidades do interior ainda não atendidas por este serviço.

Segundo o vereador Reginaldo, serviços de recolhimento do lixo por veículos próprios são reivindicações antigas dos moradores do interior. O vereador defende que o atendimento da Indicação evitará que as pessoas façam o descarte inadequado do lixo e promoverá melhor qualidade de vida à população.

O vereador Clóvis Ogê Kretzer comentou a Indicação. Ele, que é funcionário da Prefeitura com carreira na Secretaria de Obras, explicou que o veículo está sendo readequado para poder continuar rodando e, assim que as alterações nele estiverem completas, será colocado em funcionamento novamente.

Vereadora sugere melhoria no serviço de coleta do lixo

Utilizando-se da pauta, a vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt (Lita) fez uso da tribuna para propor a Prefeitura uma melhoria no serviço de coleta do lixo domiciliar. A vereadora sugeriu que o município adote um sistema de contentor, isto é, caixas para o armazenamento do lixo em pontos estratégicos nas comunidades. A ideia da vereadora é que os moradores tenham um local para armazenar o lixo sempre que necessário, sem a necessidade de deixar diretamente sobre calçadas ou na rua em frente à residência.

Lita ainda destaca que o sistema de contentor tornará mais ágil o serviço de transporte do lixo, possibilitando que mais comunidades sejam atendidas. Ela aponta que, havendo as caixas, o caminhão do lixo poderá se dirigir diretamente até estes locais, sem a necessidades de os funcionários coletarem em cada moradia.