VEREADOR PEDE NOVO HORÁRIO DE ABERTURA PARA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO CENTRO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 04/01/2022 11h34, última modificação 04/01/2022 11h34
VEREADOR PEDE NOVO HORÁRIO DE ABERTURA PARA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO CENTRO

Vereador Moacir Hames/MDB

O presidente da Câmara de Vereadores de Alfredo Wagner, Moacir Hames, pediu, na sessão da última segunda-feira (08) mudanças no horário de abertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro do município. O principal objetivo é garantir abrigo e acesso a banheiros para pacientes que, entre às 3 e 4 horas da manhã, esperam pelos veículos que os conduzirão a clínicas, hospitais e instituições especializadas de outras cidades do Estado.

Atualmente a UBS tem suas atividades iniciadas às 7 horas. Moacir adverte que, por conta disso, as pessoas que esperam pelos veículos da saúde o fazem do lado de fora do posto, sofrendo no frio do inverno. Ele relata que o principalmente problema é a falta de um banheiro, pois, muitos moradores vêm de comunidades distantes e tomam remédio de controle da pressão, que costumam ser diuréticos. Ele, que também é motorista da Secretaria de Saúde, relata que já precisou parar o veículo às margens da rodovia para que pacientes pudessem urinar.

O vereador Moacir pede que a unidade abra suas portas já às 3 horas da manhã, horário em que começam a chegar os pacientes que esperam pelos veículos da saúde. Ciente da inviabilidade de contratar profissionais da saúde para atuarem neste horário, ele sugere que a abertura da UBS neste horário seja feita por algum guarda/vigia, como acontece em outras cidades da região.