Sargento Samuel apresenta relatório das atividades da PM

por Mario Sergio Kalbuch publicado 14/12/2018 11h38, última modificação 14/12/2018 11h38
Sargento Samuel apresenta relatório das atividades da Polícia Militar de Alfredo Wagner no ano de 2018.

Sessão Ordinária 10/12/2018 - Sargento Samuel

o presidente Vitório Schaffer convidou o Sargento Samuel Farias para fazer uso da tribuna livre, este agradeceu a oportunidade e ressaltou que sua intenção era trazer um relatório acerca das atividades realizadas no ano de 2018 pela Polícia Militar até a presente data. O que fizeram, como fizeram e porquê fizeram.
O Sargento comunicou que foram registrados 170 boletins de ocorrência, destes 9 foram acidente de trânsito, dos nove acidentes 4 houveram condutores embriagados. Nestes casos, os condutores fizeram o teste do bafômetro, toda a burocracia necessária e foram presos. Foram registrados também 63 boletins de ocorrência pela guarnição. Os boletins de ocorrência são registrados pela guarnição quando acontece alguma ocorrência e a polícia é chamada no local. Portanto, não há necessidade de deslocamento até a delegacia da civil para registro do boletim. Foram registrados 51 boletins por outros motivos. Dentre eles o que mais ocorre na nossa cidade são auxílio aos órgãos públicos (Conselho Tutelar, Prefeitura Municipal, CRAS, SAMU, Secretaria da Saúde, etc.).
Foram registradas também 29 prisões em flagrante e 16 termos circunstanciados, que são os crimes de menor potencial ofensivo em que a pena é de até 2 anos. Para estes, com trinta dias é marcado uma audiência na Comarca de Bom Retiro e os envolvidos participam. O Sargento Samuel informou que nosso município tem uma média de 0,46 ocorrências por dia, ou seja, a cada 2 dias um boletim de ocorrência é registrado.
No ano de 2018, a Polícia Militar de Alfredo Wagner também desenvolveu e colocou em prática o projeto comunitário Rede de Vizinhos, inclusive a primeira reunião ocorreu nesta Casa Legislativa. A Rede no município já conta com 59 participantes e conforme informado pelo sargento, tem dado bons resultados para a polícia e para a comunidade alfredense.
O Sargento reiterou, que, uma das missões constitucionais da Polícia Militar é a fiscalização de trânsito. Assim sendo, foram confeccionados durante o este ano 926 auto de infrações de trânsito. Durante o ano foram registrados 1 homicídio, foram aprendidas 12 gramas de cocaína, 1,100 kg de maconha.
Em relação a armas, 3 revólveres foram aprendidos, 207 munições de diversos calibres, sendo que a maior delas foi de calibre 22 e também munições para espingardas conhecidas popularmente como “surdas”.
A PM também realizou trabalhos com relação a educação nas escolas, o sargento destacou que acredita que investindo na educação teremos um retorno a longo prazo das crianças do município. Neste ano a PM trabalhou com palestra nas escolas sobre trânsito e também sobre o tema ambiental, para tal trouxeram a Polícia Ambiental para palestrar nas escolas. Também estiveram em nosso município a Rede Catarina trabalhando sobre os direitos das mulheres. O Sargento destacou, que, não possuímos uma projeto Rede Catarina em nosso município, pois é necessário que tenhamos uma policial feminina que componha a guarnição e nosso município não tem.
O Sargento trouxe a boa notícia que conseguiram uma viatura nova (Palio Adventure 0 km) para o município e fez o convite aos vereadores para que participassem da pequena solenidade de entrega da viatura, visto que esta Casa tem sido parceira nas questões de Segurança Pública do Município. A solenidade ocorrerá no dia 11 de dezembro em frente a Secretaria de Educação às 11 horas. Por fim, o Sargento comunicou que estão sendo feitas rondas no interior do município nas localidades de Lomba Alta, São Leonardo e Catuíra. Relatou que as rondas estão trazendo resultados e diminuindo os furtos nas localidades.
O presidente da Câmara, Vereador Vitorio Schaffer agradeceu ao Sargento Samuel Farias pelo trabalho que vem fazendo em nosso município.