RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 1º DE MARÇO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 02/03/2021 10h56, última modificação 02/03/2021 10h56

A Câmara de Vereadores de Alfredo Wagner realizou na noite de ontem, dia 1º de março, mais uma Sessão Ordinária. Com o expressivo número de casos ativos de coronavírus no Município, o acesso ao plenário ficou restrito aos nove vereadores e a alguns servidores da Casa. A população, porém, pôde acompanhar a Sessão através de transmissão AO VIVO na página da Câmara na rede social Facebook.

Na reunião, foram apresentadas duas Indicações e um Requerimento. Além disso, alguns vereadores também fizeram uso do espaço Breves Explicações para reivindicar melhorias ao Município e prestar informações sobre ações do Poder Executivo.

INDICAÇÕES

Indicação Nº 015/2021 - de autoria da vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt – Solicita que a Prefeitura Municipal faça a contratação de empresas especializadas em serviços de engenharia para elaboração de um projeto de pavimentação com lajotas na Rua José Ibagy, na comunidade de Catuíra.

Indicação Nº 016/2021 – da vereadora Rúbia Mariotti Schweitzer da Silva – Indica que o Executivo Municipal, por meio de parcerias, conquiste respiradores para instalar no Hospital de Alfredo Wagner, abrindo, assim, leitos de UTI para tratar de pacientes com COVID-19 do município e aqueles passíveis de serem transferidos de outras regiões.

REQUERIMENTOS

Requerimento Nº 003 – apresentado pela vereadora Rúbia Mariotti Schweitzer da Silva – Requer que a Prefeitura Municipal encaminhe à Casa Legislativa informações referentes aos repasses financeiros feitos através de Convênio à Associação Médico Assistencial ao Trabalhado Rural, entidade que administra o Hospital da cidade. Foi requerido, sobretudo, informações sobre os valores repassados mês a mês.

BREVES EXPLICAÇÕES

No espaço de Breves Explicações, a vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt comunicou que, em 24 de fevereiro, juntamente com os vereadores Moacir Hames e Sérgio Adonis da Cruz, estiveram na Assembleia Legislativa onde participaram de uma audiência com o deputado estadual Jerry Comper (MDB) e o secretária da agricultura, da pesca e desenvolvimento rural do estado de Santa Catarina, Altair Silva. Na reunião, foram discutidos os problemas existentes na rede elétrica de Alfredo Wagner. Ao final do encontro, o secretário Altair comprometeu-se em cobrar da CELESC melhorias na rede, com uma possível migração da rede bifásica para a trifásica.

O vereador Emílio Carlos Petris usou a tribuna para parabenizar o Poder Executivo pela instalação de uma barreira sanitária na entrada da cidade, reivindicação muito cobrada por ele deste o início da pandemia. Conforme destacou, as barreiras sanitárias são medidas eficazes de prevenção da proliferação da Covid-19.

Clóvis Ogê Kretzer também fez uso do momento. Ele comunicou que o Executivo tentará criar uma cooperativa de reciclagem do lixo domiciliar alfredense. Segundo Clóvis, o objetivo da investida é reduzir o número de resíduos descartados, proteger o meio ambiente e gerar empregos.

Já o vereador Reginaldo Silveira reivindicou que o Município recoloque em atividade o caminhão de lixo que há mais de três meses encontra-se parado na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras. Ele ainda pede que o Poder Executivo viabilize levar o recolhimento dos resíduos para as comunidades do interior ainda não atendidas por este serviço.

Reginaldo ainda requereu que a Secretaria de Obras revitalize a estrada geral de Arroio do Leão com a reposição da matéria sobre a estrada.

Por fim, usou do espaço de Breves Explicações o vereador Eduardo Silveira. Ele informou que o Governo Federal tem liberado recursos para o PRONAF. Assim, o vereador aconselhou os agricultores a reunirem toda a documentação necessária para renovação e/ou novas contratações deste financiamento com antecedência.

Eduardo ainda comunicou as famílias que cultivam hortaliças, legumes, verduras e frutas que o Município lançou Edital para aquisição dos produtos para a merenda escolar. Ele pede, então, que estes se credenciem para participar do processo licitatório.