RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 15 DE FEVEREIRO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 16/02/2021 11h59, última modificação 16/02/2021 11h59

Nesta segunda-feira (15), os vereadores de Alfredo Wagner reuniram-se para mais uma Sessão Ordinária. A exemplo das últimas semanas, o acesso ao plenário ficou novamente restrito aos nove vereadores e a alguns servidores da Casa. A população, porém, pôde acompanhar a Sessão através de transmissão AO VIVO na página da Câmara na rede social Facebook.

Na reunião, foram apresentados pedidos e debatidos assuntos de amplo interesse da comunidade alfredense. Entre elas, destacam-se a apresentação de duas Indicações e de um Requerimento.

INDICAÇÕES

Indicação Nº 010/2021de autoria da vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt – Solicita que o Prefeito Municipal viabilize recursos para reformar, de maneira integral, o calçamento da comunidade de Catuíra. Além da revitalização do pavimento de lajotas, indica que seja instalada uma nova tubulação subterrânea próxima a residência de número 113, da Sra. Nadir Paulina Maria.

Indicação Nº 011/2021de Rúbia Mariotti Schweitzer da Silva – Pede que o Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, distribua kits com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) contra a Covid-19 para os alunos da rede municipal de ensino, destacando-se que estes kits devem contar principalmente com álcool em gel e máscaras cirúrgicas descartáveis.

REQUERIMENTO

Requerimento Nº 002/2021de autoria do vereador Reginaldo Silveira – Requer que o presidente da Câmara envie a Moção de Apelo 006/2020 aos novos presidentes da Assembleia Legislativa, da Câmara dos Deputados e do Senado para que estes líderes lutem por alterações nas regras trabalhistas para o funcionalismo agrícola e o fim e/ou redução dos valores das multas aplicadas em casos de descumprimento.

BREVES EXPLICAÇÕES

No espaço de Breves Explicações, o vereador Clóvis Ogê Kretzer solicitou que a Câmara de Vereadores envie, já nos próximos dias, um Ofício ao Governo do Estado para requerer a ampliação do efetivo de policiais militares no Município.

O vereador Sérgio Adonis da Cruz utilizou do momento para parabenizar os integrantes do grupo alfredense ‘Tchê Farrapos’ por se reinventarem no período de pandemia e apresentarem, em 13 de fevereiro, um show ao vivo pela página do grupo no Facebook (facebook.com/grupotchefarrapo). Ele destacou que o show contou com a participação do músico tradicionalista gaúcho Walter Moraes, o que ajudou a popularizar o grupo e o nome de Alfredo Wagner por outras regiões do país.

Já o vereador Reginaldo Silveira relatou a audiência que teve junto do deputado estadual Jerry Comper. Ele trouxe a notícia de que conseguiu, através de emenda impositiva, o valor de R$ 100 mil em favor do Município. Reginaldo também informou que, em breve, estará à disposição de Alfredo Wagner um lote de aproximadamente 100 cargas de pedras do tipo “britão”, destinada para revitalização da estrada da comunidade de Demoras.

O vereador Eduardo Silveira também fez uso do espaço. Em fala, o vereador expos que, como presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, foi procurado por cerealistas do município e região que têm tido dificuldades em fornecer notas fiscais impressas para agricultores. O vereador pediu, então, que a comunidade agrícola procure adaptar-se as novas tecnologias para receber sempre as notas fiscais eletrônicas.

_________

Fazem parte da 15ª Legislatura os vereadores: Arli Nazareno Althoff (PSDB), Clóvis Ogê Kretzer (PSDB), Eduardo Silveira (PT), Emílio Carlos Petris (PSD), Evelise Althoff Heiderscheidt (MDB), Moacir Hames (MDB), Reginaldo Silveira (MDB), Rubia Mariotti Schweitzer da Silva (MDB), Sérgio Adonis da Cruz (MDB).