RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 08 DE MARÇO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 09/03/2021 10h55, última modificação 10/03/2021 13h50

A Câmara de Vereadores de Alfredo Wagner realizou nesta segunda-feira (08) mais uma Sessão Ordinária. Diversos assuntos foram debatidos na pauta da reunião, a grande maioria relacionado a Covid-19, refletindo a preocupação do legislativo alfredense com o crescente avanço no número de casos positivos ativos da doença no Município. Alguns vereadores protocolaram, também, pedidos que objetivam promover melhorias em estradas e pontes de comunidades do interior.

Ao todo, quatro Indicações foram apresentadas na plenária, todas aprovadas por unanimidade pelos vereadores.

INDICAÇÕES

Indicação Nº 017/2021 – de autoria da vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt – Solicita que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, faça a revitalização da ponte existente na estrada geral de Rio Lessa, localizada próxima a Escola Isolada da comunidade. A principal reivindicação é para que sejam colocadas muretas de proteção nas laterais desta ligação.

Indicação Nº 018/2021 – do vereador Reginaldo Silveira – Solicita que o Poder Executivo e a Secretaria Municipal de Saúde busquem e contratem mais um profissional médico para atender na Unidade Básica de Saúde do Centro. Além disso, pede-se que o Município firme parceria e entre em um consórcio junto a laboratórios para a compra de vacinas contra a Covid-19.

Indicação Nº 019/2021 – do vereador Reginaldo Silveira – Pede que o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, realize melhorias, com serviços de patrolamento e encascalhamento, na estrada geral de Rio Caeté, no acesso ao Morro da Bracatinga, Santo Anjo e Rio Perito. Indica-se, ainda, que sejam retirados os lixos e o entulho existentes próximos a pista de motos, no Parque de Exposições Governador Vilson Kleinubing.

Indicação Nº 020/2021 – do vereador Emílio Carlos Petris – Sugere que o Prefeito elabore e encaminhe a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que preveja punições para quem descumprir as regras que visam evitar a propagação do coronavírus, com aplicação de multas para quem participar de aglomerações indevidas, realizar festas e eventos e o não usar máscaras em lugares públicos.

TRIBUNA LIVRE

O vice-prefeito do Município, Jaison Werlich, participou da Sessão Ordinária e ocupou o espaço ‘Tribuna Livre’ para falar sobre algumas ações do Poder Executivo nestes dois meses de mandato. Dentre os destaques, Jaison falou sobre os Projetos de Lei (PL) 02 e 03/2021, que deram entrada na Câmara na ocasião. Caso sejam aprovados, os PLs irão autorizar o Município a repassar – via convênio – R$ 1,3 milhões para o Hospital da cidade.

Ainda sobre o Hospital, o vice-prefeito informou que a unidade hospitalar contará com serviços médicos 24 horas a partir do dia 1º de abril.

Ele ainda comentou a Indicação do vereador Reginaldo Silveira. Segundo Jaison, o Município entrou em um consórcio e demonstrou interesse na compra de 2.500 doses de vacina contra a Covid-19. Caso se concretize a compra, o investimento será de R$ 275 mil reais, dinheiro já reservado nos cofres da Prefeitura.

BREVES EXPLICAÇÕES

No horário de Breves Explicações, o vereador Emílio Carlos Petris relatou a visita do deputado federal Darci de Matos (PSD) ao município, feita na última sexta-feira, dia 5. Segundo o vereador, o deputado garantiu R$ 100 mil para investimentos em Alfredo Wagner. Na ocasião, o deputado ainda ligou para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e solicitou do órgão a reforma das alças de acesso existentes no trevo de acesso à cidade, obra que deve ser executada em breve.

O vereador Sérgio Adonis da Cruz também utilizou deste espaço. Em fala, Sérgio informou aos agricultores que houve uma diminuição significativa nas toneladas de calcário vindas pelo Programa Terra Boa, do Governo do Estado, para serem distribuídas gratuitamente para os produtores rurais. Antes, o município recebia cerca de 3.280 toneladas, quantidade que caiu para 2.275. Com isso, neste ano não haverá calcário suficiente para atender a toda a demanda.

Sérgio, porém, se comprometeu em buscar na Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca aumento na cota anual de calcário para o município.

As Breves Explicações ainda foram ocupadas pelos parlamentares para prestar homenagens no Dia Internacional da Mulher. Em fala, eles lembraram de suas mães, esposas, filhas e de todas as mulheres que, dia a dia, lutam por igualdade de direitos, no combate ao preconceito e pelo fim do feminicídio.

A atual legislatura da Câmara registra um fato inédito em Alfredo Wagner: Pela primeira vez, a cidade conta com duas mulheres eleitas no parlamentar. O fato não passou despercebido e o presidente da Câmara, Moacir Hames, homenageou-as, entregando flores e trufas a elas.

___________

Fazem parte da 15ª Legislatura os vereadores: Arli Nazareno Althoff (PSDB), Clóvis Ogê Kretzer (PSDB), Eduardo Silveira (PT), Emílio Carlos Petris (PSD), Evelise Althoff Heiderscheidt (MDB), Moacir Hames (MDB), Reginaldo Silveira (MDB), Rubia Mariotti Schweitzer da Silva (MDB), Sérgio Adonis da Cruz (MDB).