Oficina Interlegis capacita casas legislativas

por awa — publicado 29/10/2014 17h30, última modificação 22/10/2018 15h55
Numa parceria com a Interlegis, o Poder Legislativo de Erechim estará realizando, entre os dias 27, 28 e 29, a “Oficina Interlegis” Portal Modelo, dentro do Sistema de Gerenciamento de conteúdos na Internet. Como local, o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco. Casas Legislativas do rio Grande do sule de Santa Catarina, Paraná .

Oficina é voltada para as Casas Legislativas que desejam ter sua página na internet. Portal e sua hospedagem são oferecidos sem nenhum tipo de custo, ou seja, são totalmente gratuitos.

Na programação, a Gestão do Conteúdo, ou seja, conhecendo o Portal Modelo, casos de sucesso, inserir pasta e álbum de fotos, criar ítem de notícia no Portal, publicar vários itens, inserir página para listar os vereadores, alterar o modo de visualização da pasta, alterar o menu de navegação, criar enquete e evento no portal, inserir links internos e externos.

Administração do Portal, na criação de usuários e grupos, adicionar usuários no grupo, atribuir papéis para os grupos, testar a funcionalidade do papel atribuído ao grupo de editores, integrar o portal com o SAPL, e a Customização do Portal, ou seja, modificar as cores e o rodapé do Portal, alterar o logo e o banner, customizar as caixas laterais do Portal, desfazer alterações, configurar RSS no Portal.

Outro tema, o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), oficina de utilização do sistema, é voltada para as Casas Legislativas que desejam conhecer o funcionamento do mesmo.

Na programação, no dia 29: “conhecendo o SAPL em pleno funcionamento; consultas a casas legislativas que já o utilizam, inserindo dados, da Câmara, da Legislatura, das sessões legislativas, dos partidos políticos, dos tipos de comissões, do período de composição das comissões, dos cargos das comissões e da Mesa Diretora, do quórum para votações”.

Dia 30: “inserindo dados dos parlamentares, das comissões, das composições das Comissões Permanentes, das matérias legislativas, dos tipos de proposituras, dos tipos de documentos, dos regimes de tramitação e origem”.

Dia 31: “autorias, criação e recebimento de proposições, tramitação de matérias legislativas, ordem do dia, Sessão Plenária, oradores, discursos, votação de matérias, trabalhando com normas jurídicas, cadastros e consultas diversas utilizando filtros, relatórios, gerenciamento de usuários. Dúvidas, sugestões e outros questionamentos”.

No dia 28, a partir das 8h30min, no Plenário da Câmara Municipal, haverá uma palestra sobre o Portal Modelo e o SAP, que será proferido por dois técnicos do Interlegis. Serão, ao todo, 35 horas-aula. Para maiores informações, (21077139/(61) 33033221), ou pelooficinas@interlegis.leg.br. Na segunda, embora haverá feriado em comemoração ao Dia do Funcionário Público, a oficina ocorrerá normalmente.