MORADORES PEDEM RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS DE ALFREDO WAGNER

por Mario Sergio Kalbuch publicado 09/06/2022 09h03, última modificação 09/06/2022 09h03

Temporais que atingiram o Município acentuaram problemas já existentes, como abertura de valas e buracos na pista.

Constantemente os munícipes procuram os vereadores para reclamar sobre o estado de conservação de suas estradas e solicitar a recuperação delas. Os temporais que atingiram Alfredo Wagner durante os meses de fevereiro e março acentuaram os problemas que já haviam em grande parte da malha viária do município. A presença de valas, buracos, bueiros obstruídos e a falta de material (cascalho) são situações que têm tornado difícil a locomoção dos moradores, a retirada de produções (como a de cebola) e circulação do transporte escolar.

Na Sessão Ordinária da última segunda-feira (7), os vereadores relataram um crescimento significativo nas queixas e nos pedidos por melhorias vindos da população. O trabalho deles nestes casos, no entanto, fica restrito em levar as solicitações dos moradores ao Executivo Municipal através de Ofícios e Indicações. Assim, os vereadores Eduardo Silveira (PT) e Evelise Althoff Heiderscheidt (Lita, do MDB) utilizaram da Tribuna para solicitar que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, intensifique o trabalho de revitalização das estradas rurais.

O vereador Eduardo pediu urgência na recuperação de uma estrada secundária existente na comunidade de Passo da Limeira (na subida que, dentre outras, dá acesso à casa de Zeca Kuster). Para recuperar o trecho, ele pediu o patrolamento e encascalhamento da via. Os mesmos serviços foram solicitados por ele para as estradas de Santa Bárbara, Riozinho, Rio Engano e Barro Preto.

Já a vereadora Lita reivindicou melhorias nos acessos das comunidades de Arroio da Ponte Alta, Chapadão Paulo Saturno, Invernadinha e Alto Limeira. Além delas, a vereadora pediu a colocação de uma carga de cascalho próximo a igreja evangélica de Picadas, local onde um buraco está se formando sobre a pista.

O vereador Reginaldo Silveira (MDB) também falou sobre o estado de conservação das estradas rurais do Município. Ele reconhece que grande parte da extensão do sistema viário alfredense encontra-se em estado precário. Reginaldo, que também atua como professor na cidade, destacou que tem sido comum alunos faltarem a aula porque o transporte escolar não conseguiu chegar a residência do escolar. O vereador pediu mais investimento do Executivo na área de infraestrutura e mais ações da Secretaria de Obras.