GALERIA LILÁS: CÂMARA INSTALARÁ ESPAÇO EM HOMENAGEM ÀS MULHERES QUE FAZEM PARTE DA HISTÓRIA DO PARLAMENTO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 04/01/2022 11h56, última modificação 04/01/2022 11h56

Durante a Sessão Ordinária da última segunda-feira (13), o plenário da Câmara aprovou a proposta que cria a Galeria Lilás para homenagear as mulheres que passaram pela Câmara de Vereadores de Alfredo Wagner. O Projeto de Resolução foi proposto pelas vereadoras Rúbia Mariotti Schweitzer da Silva e Evelise Althoff Heiderscheidt (Lita).

Conforme informam as autoras do projeto, a Galeria Lilás é um espaço para resgatar e manter o acervo histórico referente às vereadoras que ocuparam e ocupam uma cadeira na Casa Legislativa. Assim, as mulheres que são parte da história da política de Alfredo Wagner terão um espaço próprio, com materiais de identificação, fotografias e placas. A ideia segue os moldes do espaço dedicado às deputadas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC).

Em fala, as vereadoras lembraram que a mulher vem, ainda que de forma lenta e gradual, se afirmando na vida política partidária e institucional do Município. No entanto, a atual representação feminina na Câmara ainda é pequena. Desde a consolidação do Poder Legislativo Alfredense, ocorrido em 1963, apenas quatro mulheres foram eleitas vereadoras titulares: Izabel Cristina Andersen Kretzer, Belágia Kreusch e, agora, Rúbia e Lita.

Lita e Evelise mostram-se confiantes, porém, de que logo este cenário mudará e mais mulheres figurarão na história do Legislativo. A ideia do mural é já garantir um espaço especial a estas mulheres e também valorizar a todas que já passaram pela Casa e, de certa forma, contribuíram para o debate feminino.