É OFICIAL! PROGRAMA VEREADOR MIRIM É REALIDADE EM ALFREDO WAGNER

por Mario Sergio Kalbuch publicado 03/06/2019 14h05, última modificação 03/06/2019 14h06

Na segunda-feira, dia 27 de maio, na Sociedade Recreativa União Clube, no centro de Alfredo Wagner, realizou-se a primeira reunião do Programa Vereador Mirim - Edição 2019, tornando o mesmo uma realidade dentro do Município.

Nesta largada, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) ofertou aos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais das Escolas Silva Jardim e Passo da Limeira uma palestra objetivando contribuir na formação política dos estudantes e tornar conhecidas e acessíveis a eles as funções, as atribuições e as atividades desenvolvidas numa Câmara de Vereadores. Além disso, durante a programação, eles foram estimulados a refletir sobre a importância da participação política e sobre o papel do Poder Legislativo na sociedade democrática.

A abertura do evento contou com a participação do prefeito do Município, Naudir Antonio Schmitz, do presidente da Câmara Municipal, vereador Silvio Jose Althoff e dos vereadores Reginaldo Silveira, Adilson Mariotti, Paulo Cesar Rossi, Vitório Schaffer e Edenilson Rodrigues de Souza. Além deles, também se fizeram presentes a secretária municipal de educação, Valneide T. da Cunha Campos, diretores escolares e/ou representantes escolares e professores da rede municipal e estadual.

Em fala, o presidente da Câmara, vereador Silvio, ressaltou que o programa Vereador Mirim será a oportunidade dos jovens conhecerem os detalhes dos trâmites legislativos e aprenderem mais sobre cidadania. Além disso, ele destacou que os vereadores mirins eleitos poderão ajudar a resolver problemas existentes no Município, pois dentre as atribuições dadas a eles estará a de apresentar propostas de projetos.

Sobre o Programa Vereador Mirim

O Programa Vereador Mirim Alfredense foi implantado no município de Alfredo Wagner pela Câmara de Vereadores em 2011, mas desde que foi aprovado nunca foi posto em ação. Este cenário, felizmente, muda em 2019. O atual presidente da Câmara -  também autor do projeto original -, vereador Silvio Jose Althoff, trabalhou na organização do cronograma deste e firmou parcerias com a Escola de Básica Silva Jardim e com a Escola Passo da Limeira para torná-lo real.

O Projeto visa aproximar a Câmara de Vereadores com estudantes da rede pública municipal, permitindo, dentre outras: a compreensão do papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive; motivar o maior número de crianças e adolescentes para questões como cidadania, recursos públicos como bem do povo, funcionamento dos órgãos municipais; promover a importância da participação popular nos espaços onde a população tem assento ou oportunidades e; fazer com que os jovens sintam-se parte do Poder compreendendo seus sentidos e funções.

A primeira edição atuará com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, com idade máxima de 15 anos. Os jovens terão toda a experiência política de um parlamentar, passando por eleição, diplomação seguida de posse e irá realizar até quatro sessões durante o ano, onde vão apresentar, discutir e aprovar projetos. Serão eleitos dezoito representantes para comporem a Câmara de Vereadores Mirins, sendo nove (9) titulares e nove suplentes (que também atuarão como assessores parlamentares).

Segundo o vereador Silvio, o “Programa Vereador Mirim Alfredense” foi organizado de modo a empolgar e motivar os jovens a participarem do processo democrático e político e de realizar mudanças na sociedade.

Sobre o material de divulgação

A arte do Programa Vereador Mirim Alfredo Wagner – I Edição foi realizada de forma voluntária pelo alfredenses Matheus Amarante. Nela, vemos dois jovens em uma tribuna defendendo questões de interesse da comunidade do interior e do perímetro urbano, representadas pela lavoura e pelo jardim da Praça da Bandeira, respectivamente.

registrado em: