CÂMARA DE ALFREDO WAGNER ELEGE PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO LEGISLATIVO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 04/01/2022 12h04, última modificação 04/01/2022 12h04

Na noite da segunda-feira (20), a eleição da vereadora Rúbia Mariotti Schweitzer da Silva para a presidência da Câmara em 2022 fez história no Legislativo de Alfredo Wagner. A parlamentar do MDB é a primeira mulher a ocupar o cargo.

Em pronunciamento, Rúbia comprometeu-se a atender de maneira igualitária a todos os vereadores, a propor engajamento entre partidos para trazer recursos para o município e, ainda, a estar atenta aos anseios e necessidades da comunidade alfredense.

Além de Rúbia como presidente da Câmara, compõem a Mesa Diretora do Legislativo: Sérgio Adonis da Cruz, como vice-presidente; Reginaldo Silveira, 1º secretário e; Evelise Althoff Heiderscheidt (Lita), 2ª Secretária.

A primeira ação da nova Mesa Diretora será convocar os vereadores para votar e eleger os membros das Comissões Permanentes para o ano de 2022 e que ficarão responsáveis pela análise de Projetos que derem entrada na Câmara e que serão debatidas e votadas nas sessões parlamentares.

Sobre mulheres no Legislativo

A mulher vem, ainda que de forma lenta e gradual, se afirmando na vida política partidária e institucional das três esferas governamentais. No entanto, em Alfredo Wagner, a representação feminina na Câmara ainda é pequena.

Desde a consolidação do Poder Legislativo Alfredense, ocorrido em 1963, apenas quatro mulheres foram eleitas vereadoras titulares: Izabel Cristina Andersen Kretzer, Belágia Kreusch e, agora, Rúbia e Lita. Destaca-se, porém, que o quadriênio 2021-2024 registra outro fato inédito no Município: pela primeira vez, o Poder Legislativo conta com duas mulheres em atividade simultânea.

A participação política das mulheres é de extrema importância para garantir que as questões que afetam a elas sejam pautadas nos parlamentos e nos executivos.