CÂMARA APROVA PROJETO DE CONTROLE DE NATALIDADE DE CÃES E GATOS POR CASTRAÇÃO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 09/06/2022 10h16, última modificação 09/06/2022 10h16

O plenário da Câmara de Vereadores aprovou na noite da última segunda-feira (23) o projeto de lei de autoria do Executivo que institui um programa de controle de natalidade de cães e gatos em Alfredo Wagner. O principal objetivo é diminuir o número de animais abandonados nas margens de rodovias e pelas comunidades em geral.

Conforme estabelecido no PL, o controle será feito por esterilização dos animais. Assim, contração de empresas e médicos veterinários para realizarem campanhas de castração serão feitos regularmente.

Famílias de baixa e que gostam de ter animaizinhos em casa serão beneficiados pelo projeto. A redação do mesmo prevê que estas famílias possam castrar gratuitamente até quatro pets por ano. Aqueles que acolherem cães e gatos de ruas ou adotarem no Canil da cidade também terão o bichinho castrado sem a necessidade de pagar qualquer valor.

O projeto de lei também estipula punição para aqueles que soltarem ou abandonarem animais em vias e logradouros alfredenses. Com flagrante ou denúncia comprovada, o cidadão será autuado com multa no valor de um salário mínimo.