BOLETIM INFORMATIVO - RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 3 DE MAIO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 04/05/2021 11h06, última modificação 04/05/2021 11h06

Após um período com as Sessões Ordinárias realizadas de forma remota, os vereadores de Alfredo Wagner voltaram a se reunir na Câmara Municipal noite de ontem, dia 03 de maio. O acesso a plenária ficou restrito aos nove parlamentares e a alguns servidores. Porém, a comunidade pode acompanhar ao vivo aos trabalhos através de transmissão feita nas redes sociais.

Na reunião foram apresentadas quatro Indicações.

INDICAÇÕES

Indicação Nº 050/2021de autoria do vereador Sérgio Adonis da Cruz – Pede que a Prefeitura Municipal, junto a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, estude a possibilidade e tome as cabíveis providências para a construção de um passeio público na Rua Padre Cristóvão Arnold, no Bairro Estreito. A obra foi solicitada em uma distância de 200 metros e no trecho que corresponde a faculdade UNIASSELVI e a Marmoraria Rs (do munícipe Vasco), local em que calçadas são inexistentes. A proposição objetiva melhorar a mobilidade urbana dentro do Município e tornar segura a circulação de pedestres e ciclistas no local.

Indicação Nº 051/2021do vereador Reginaldo Silveira – Solicita a Governadora Interina do Estado de Santa Catarina e ao Secretário Estadual de Infraestrutura que encaminhem Ofício ao Departamento de Infraestrutura Catarinense (DEINFRA) para requerer que o órgão inspecione e faça uma análise técnica com a intenção de viabilizar melhoras no trecho de acesso ao Parque de Exposições Governador Vilson Kleinubing, na rodovia SC-408. Dentre as melhorias solicitadas, destacam-se: revitalização do trecho com fechamento dos buracos; a pintura das faixas brancas e amarelas, e; implantação de redutores de velocidade do tipo tartaruga em alguns pontos.

Indicação Nº 052/2021de Evelise Althoff Heiderscheidt – Requer que a Prefeitura Municipal acione o setor competente e viabilize, antes mesmo das respectivas inaugurações, a instalação de iluminação pública nas novas pontes de São Wendelino e Passo da Limeira e também em seus acessos (a partir da SC-350).

Indicação Nº 053/2021de Arli Nazareno Althoff – Solicita que a Prefeitura de Alfredo Wagner, por meio de ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, revitalize a estrada geral e as estradas secundárias existentes na comunidade de Arroio do Boi. Os serviços solicitados são de patrolamento e encascalhamento das vias.

BREVES EXPLICAÇÕES

No espaço de Breves Explicações, o vereador Eduardo Silveira destacou que a Epagri, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, lançou mais uma vez a Campanha de Mudas Frutíferas e Ornamentais. Conforme destacou, os interessados em adquirir as plantas devem procurar o escritório da Epagri até o mês de junho para realizarem seus pedidos. Os preços das mudas variam. Os produtores poderão, dentre outras, encomendar mudas de laranjeiras, tangerineiras, limeiras ácidas, caquizeiros, pessegueiros, figueiras e videiras.

Já o vereador Clóvis Ogê Kretzer destacou as ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras previstas para esta semana. Segundo ele, a equipe da pasta foi dividida em dois grupos e um deles trabalhará na revitalização da estrada geral de Barro Branco, enquanto a outra atuará nas melhorias das malhas de Rio Adaga, Rio Lessa e Furna do Rio Lessa.

Quem também utilizou do momento foi a vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt (Lita). Em fala, ela requereu que os colegas vereadores a ajudem a encontrar uma solução para os problemas provocados pelo excesso da poeira nas estradas gerais de Rio Lessa e Rio Adaga. Conforme relatado, nestas duas comunidades, o fluxo de veículos pesados como bitrens - vindos em sua maioria da localidade conhecida como Fazenda Nova - é intenso, o que agrava o problema da sujeira que invade residências e provoca uma sensação de desconforto nos residentes. Para Lita, deve-se buscar uma medida que ajude a baixar a poeira, ação que garantirá também a saúde das famílias que lá residem, visto que a poeira é uma grande causadora de vários problemas respiratórios.