BOLETIM INFORMATIVO: RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 27 DE SETEMBRO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 04/01/2022 11h01, última modificação 04/01/2022 11h01

Os vereadores de Alfredo Wagner reuniram na noite da última segunda-feira (27) para a realização de mais uma Sessão Ordinária. No plenário, foi a votação um importante Projeto de Lei. Além disso, uma Indicação e um Requerimento foram apresentados por parlamentares.

PROJETOS DE LEI

PROJETO DE LEI Nº 014/2021de autoria do Poder Executivo - Aprovado por unanimidade, o PL objetiva acelerar o translado de pacientes em estado grave para Hospitais melhor equipados e com profissionais especializados em atendimentos de urgência e emergência. O Projeto autoriza o Poder Executivo a licitar a construção de um heliponto em terreno de propriedade da Fundação Médico Assistencial ao Produtor Rural de Alfredo Wagner, entidade que administra o Hospital da cidade.

INDICAÇÕES

INDICAÇÃO Nº 098/2021de autoria da vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt (Lita) – Pede a revitalização de uma ponte pênsil existente na comunidade de Passo da Limeira, precisamente na que corta o terreno do senhor Naor Pinheiro. Conforme ela destacou, essa ponte é utilizada por muitos moradores que, a pé ou de moto, fazem travessia para chegarem a Escola, ao Posto de Saúde e a Igreja existentes nas proximidades. Atualmente, porém, ela está danificada e coloca em risco a segurança de quem a utiliza.

Para a obra, a vereadora Lita sugeriu a troca de toda a madeira danificada pela ação do tempo, além de apertar o arame que se encontra um pouco frouxo.

REQUERIMENTOS

REQUERIMENTO Nº 007/2021de Sérgio Adonis da Cruz – Requer que a Prefeitura Municipal preste informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para conter o fluxo do comércio ambulante no Centro de Alfredo Wagner. Além disso, solicitam-se informações sobre a existência ou não de impostos para estes vendedores e se há fiscalização atuando pela cidade para conter aqueles que comercializam de modo irregular.

BREVES EXPLICAÇÕES

No espaço de Breves Explicações, o vereador Eduardo Silveira voltou a falar sobre os furtos de animais e defensivos agrícolas em comunidades do interior de Alfredo Wagner, situação que tem preocupado famílias.

Eduardo lembra que, em fevereiro deste ano, a Câmara enviou Ofício ao Governo do Estado para requerer aumento no efetivo de Policiais Militares na cidade, pois o número de PMs em atividade é pequeno e insuficiente para atender com eficiência a todas as ocorrências. Além disso, o município é territorialmente grande, o que torna ainda mais difícil para a atual equipe atender com agilidade a todas as chamadas. Na ocasião, o comando geral da PM respondeu ao pedido e comunicou que 500 (quinhentos) candidatos aprovados em concurso estavam em formação, com previsão de formatura para dezembro de 2021, e que somente após este período os mesmos ingressariam o efetivo militar em todas as regiões do Estado.

Enquanto não há reforço na força policial de Alfredo Wagner, o vereador Eduardo sugere que aqueles que residem na área rural invistam na segurança de suas propriedades. Ele recomenda que todos armazenem agrotóxicos em lugares bem reservados e fechados, implantem mais cadeados em casas e galpões, utilizem de cães de guarda e, dentro das possibilidades, invistam em câmeras de segurança.

O vereador Clóvis Ogê Kretzer fez uso da Tribuna para destacar as principais ações realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras na última semana. Segundo ele, a estrada que liga as comunidades de Passo da Limeira com São Wendelino foi recuperada. Também se fez a reforma de uma ponte pênsil na comunidade de Saltinho.

-----------

Fazem parte da 15ª Legislatura os vereadores: Arli Nazareno Althoff (PSDB), Clóvis Ogê Kretzer (PSDB), Eduardo Silveira (PT), Emílio Carlos Petris (PSD), Evelise Althoff Heiderscheidt (MDB), Moacir Hames (MDB), Reginaldo Silveira (MDB), Rubia Mariotti Schweitzer da Silva (MDB), Sérgio Adonis da Cruz (MDB).

As Sessões são realizadas todas as segundas-feiras, às 18h30, com transmissão AO VIVO pelas redes sociais.