BOLETIM INFORMATIVO: RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 20 DE SETEMBRO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 04/01/2022 10h53, última modificação 04/01/2022 10h53

Com apresentação de um Requerimento, duas Indicações e diversos assuntos expostos no espaço de Breves Explicações, realizou-se na noite desta segunda-feira (20), mais uma Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Alfredo Wagner. Os trabalhos, que puderam ser acompanhados pela comunidade através de transmissão ao vivo pelas redes sociais, foram coordenados pelo presidente da Casa, vereador Moacir Hames.

INDICAÇÕES

INDICAÇÃO Nº 096/2021de autoria da vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt (Lita) – Solicita que a Mesa Diretora da Câmara encaminhe Ofício ao DEINFRA para reivindicar melhorias na rodovia SC-350. Para efetiva revitalização, ela pede uma operação tapa-buracos, a limpeza das canaletas e a roçagem das margens.

INDICAÇÃO Nº 097/2021da vereadora Lita – Requer que a Prefeitura de Alfredo Wagner mobilize o setor competente para revitalizar o antigo Cemitério Municipal existente na comunidade de Catuíra, localizado às margens da rodovia SC-350. Dentre as melhorias solicitadas, destacam-se a limpeza do ambiente, revestimento do acesso e dos espaços sem túmulos com macadame, revitalização do paisagismo (plantio de gramas, flores e/ou árvores) e construção de nova cerca em seus limites.

REQUERIMENTOS

REQUERIMENTO N° 006/2021de autoria do vereador Moacir Hames - Requerer que a Prefeitura Municipal - através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Juventude - encaminhe a Casa Legislativa informações sobre o Centro Multiuso que está em construção no Parque Municipal de Exposições Governador Vilson Kleinübing. São pedidos esclarecimentos sobre quais os objetivos da obra, justificativas sobre as escavações que acontecem no local e qual a necessidade das mesmas.

BREVES EXPLICAÇÕES

O vereador Clóvis Ogê Kretzer utilizou o espaço de Breves Explicações para informar que o Poder Executivo Municipal iniciou buscas para captar os recursos necessários para asfaltar a estrada geral da comunidade de Demoras. Em reunião feita com o deputado estadual Marcos Vieira/PSDB, as lideranças protocolaram o pedido. Segundo Clóvis, o deputado será um apoiador do projeto e contribuirá com o Município para conseguir todo o montante financeiro necessário para a obra. Ele, então, pediu para os demais vereadores da Casa para também buscarem deputados e senadores para apoiarem e liberarem os recursos para melhorias desta estrada.

O vereador Eduardo Silveira fez uso da Tribuna para falar sobre os furtos de animais e defensivos agrícolas em comunidades do interior de Alfredo Wagner. Conforme destacou o vereador, por vezes cabeças de gados desaparecem de propriedades e, em outras situações, são encontradas as carcaças dos animais sobre a pastagem. O mais comum, porém, tem sido os produtores serem surpreendidos ao encontrar galpões arrombados e os armazéns de defensivos agrícolas vazios. Com o valor destes insumos elevados no mercado, muitas famílias têm tido grandes prejuízos. O vereador apontou, inclusive, que também foi vítima destes furtos.

Diante da situação de impotência, muitos já se sentem obrigados a investir em segurança, prática esta que – infelizmente – precisou ser defendida pelo vereador Eduardo. Ele sugere que a comunidade reforce a segurança em suas propriedades, guarde agrotóxicos em lugares bem reservados e fechados e, dentro das possibilidades, invista em câmeras de segurança. A expectativa do vereador é que a polícia consiga identificar os autores e que os mesmos sejam punidos conforme determina a Lei.

O último a falar na reunião foi o presidente da Casa, vereador Moacir Hames. Ele voltou a destacar que em Alfredo Wagner muitos pontos nos perímetros urbano e rural se encontram às escuras, problema ocasionado pelo estado de conservação dos postes de iluminação. Essa situação leva insegurança para quem precisa transitar a pé por estas ruas durante a noite e, assim, a comunidade tem procurado os representantes políticos para que estes cobrem por providências. Para atender ao pedido de moradores, então, Moacir reivindicou que a Prefeitura Municipal acione o setor competente e peça agilidade nos trabalhos de trocas das lâmpadas quebradas e queimadas existentes. Conforme apontou, a localidade de Demoras (especificamente próximo à casa da munícipe Ana Maria Poeta) é uma das que apresenta problemas na iluminação pública.

Por fim, Moacir requereu que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras reforme o calçamento da Rua Padre Alfonso Hazenfratz, no Bairro Estreito. Segundo ele, as lajotas – que estão soltas e erguidas – têm dificultado a locomoção dos veículos e já ocasionaram danos em um automóvel.

-----------

Fazem parte da 15ª Legislatura os vereadores: Arli Nazareno Althoff (PSDB), Clóvis Ogê Kretzer (PSDB), Eduardo Silveira (PT), Emílio Carlos Petris (PSD), Evelise Althoff Heiderscheidt (MDB), Moacir Hames (MDB), Reginaldo Silveira (MDB), Rubia Mariotti Schweitzer da Silva (MDB), Sérgio Adonis da Cruz (MDB).

As Sessões são realizadas todas as segundas-feiras, às 18h30, com transmissão AO VIVO pelas redes sociais.