BOLETIM INFORMATIVO: RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 13 DE SETEMBRO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 04/01/2022 10h47, última modificação 04/01/2022 10h47

Na noite desta segunda-feira (13), os vereadores de Alfredo Wagner reuniram-se para realizar mais uma Sessão Ordinária. Na reunião, três Indicações foram apresentadas pelos parlamentares. O espaço de Breves Explicações também foi utilizado para debates, exposições e solicitações de interesse da comunidade alfredense. Abaixo estão os destaques da Sessão.

INDICAÇÃO Nº 093/2021de autoria do vereador Reginaldo Silveira – Solicita que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, melhore as condições de acesso à comunidade de Rio Caeté. Para isso, ele pede a revitalização de uma ponte de madeira existente próximo à casa do popular Seu Té, a reforma de um bueiro que cedeu e provocou a abertura de um buraco na estrada geral (próximo à casa do munícipe Valdemiro Schaffer) e revitalização da via com serviços de patrolamento e revestimento da pista com cascalho e/ou macadame.

Na Indicação, o vereador Reginaldo solicita também que o responsável pela Secretaria de Obras visite a estrada que liga a comunidade de Arroio do Leão com Santa Bárbara para identificar os problemas existentes e, de imediato, busque soluções e agilize as melhorias necessárias para esta via.

INDICAÇÃO Nº 094/2021de Eduardo Silveira – Requer que o Chefe do Executivo execute as medidas legais para reajustar o valor pago por quilômetro rodado dos transportes escolares terceirizados.

INDICAÇÃO Nº 095/2021Evelise Althoff Heiderscheidt - Pede a Mesa Diretora da Câmara que encaminhe Ofício ao Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e ao Diretor da TIM S/A em Santa Catarina para solicitar o restabelecimento do serviço de telefonia móvel para as localidades de Picadas, São Leonardo, Rio Lessa e Rio Adaga.

BREVES EXPLICAÇÕES

O vereador Eduardo Silveira utilizou do espaço de Breves Explicações para solicitar ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras. Ele pede a revitalização de uma estrada secundária existente na localidade de Rio Adaga, especificamente na de acesso à casa do munícipe Chico Horst. Ele também pediu a reforma de um bueiro na Estrada Geral da comunidade de Queimados e a revitalização de uma ponte pênsil em Saltinho. Nesta última, Eduardo destaca que a ligação é utilizada por muitas pessoas, inclusive por algumas com mobilidade reduzida. Para a reforma, ele pede a substituição de todo o madeiramento danificado pela ação do tempo.

O vereador Sérgio Adonis da Cruz utilizou da Tribuna para informar que foi procurado por comerciantes da cidade e que estes relatam um grande número de vendedores ambulantes atuando no Bairro Centro. Eles reclamam que os ambulantes criam uma concorrência desleal, pois não pagam impostos, energia elétrica, água, aluguel, funcionários, entre outros, e, por isso, conseguem ofertar produtos com preços mais baixos do que o praticado na cidade.

Sérgio lembrou que este tipo de comércio também diminui a arrecadação para o município e, assim, perde-se recursos que poderiam ser revertidos em investimentos para a cidade.

O vereador solicitou, então, que a Câmara envie ofício ao Poder Executivo para solicitar informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para conter o fluxo do comércio ambulante. No documento, Sérgio pede também que sejam informadas se existe pagamento de algum tipo de imposto por estes autônomos e os valores cobrados e se há fiscalização atuando pela cidade para conter aqueles que vendem de modo irregular.

Em seu pronunciamento em Breves Explicações, a vereadora Lita reforçou a importância do Setembro Amarelo, mês destinado a prevenção do suicídio. Lita ressaltou que todos precisam fazer mais pelas pessoas e pela sociedade. Ela lembrou que a sociedade deve falar e debater mais sobre a depressão e os preconceitos (principais razões pelas quais as pessoas tiram a própria vida) e pediu para que haja mais diálogo e empatia entre as pessoas.

O vereador Clóvis Ogê Kretzer também utilizou do espaço. Em fala, ele destacou ações desenvolvidas pela Secretaria de Obras na última semana. Segundo ele, executou-se a reforma de uma ponte em Rio Adaga e revitalizou-se a estrada geral de Rio Lessa. Clóvis também informou que, em breve, a estrada geral de Rio Caeté deverá receber significativas melhorias, inclusive com a substituição das pontes de madeira por galerias de concreto.

O último a ocupar a Tribuna foi o presidente da Casa, vereador Moacir Hames, que reivindicou providências do Executivo para melhorias na iluminação pública de Alfredo Wagner. Segundo ele, muitos ainda são os trechos que estão às escuras, com lâmpadas quebradas ou queimadas que precisam ser trocadas.

O vereador ainda destacou que estão R$ 2,6 milhões foram creditados na conta da Prefeitura Municipal. O recurso é para a conclusão das pontes de São Wendelino e Passo da Limeira. Ele então agradeceu ao deputado federal Rogério Peninha Mendonça que, em Brasília/DF, assegurou os recursos durante reunião com o secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves.

-----------

Fazem parte da 15ª Legislatura os vereadores: Arli Nazareno Althoff (PSDB), Clóvis Ogê Kretzer (PSDB), Eduardo Silveira (PT), Emílio Carlos Petris (PSD), Evelise Althoff Heiderscheidt (MDB), Moacir Hames (MDB), Reginaldo Silveira (MDB), Rubia Mariotti Schweitzer da Silva (MDB), Sérgio Adonis da Cruz (MDB).

As Sessões são realizadas todas as segundas-feiras, às 18h30, com transmissão AO VIVO pelas redes sociais.