BOLETIM INFORMATIVO: RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 06 DE DEZEMBRO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 04/01/2022 11h46, última modificação 04/01/2022 11h46

Na noite da última segunda-feira (16), os vereadores de Alfredo Wagner reuniram-se em mais uma Sessão Ordinária. No expediente foram apresentadas duas Indicações. Pedidos por melhorias em bairros do perímetro urbano e comunidades do interior também foram requeridas no espaço de Breves Explicações.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, vereador Moacir Hames, e secretariados pelo vereador Sérgio Adonis da Cruz.

INDICAÇÕES

INDICAÇÃO Nº 104/2021de autoria do vereador Moacir Hames – Requer que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, implante lombadas físicas e faixas de pedestres elevadas em ruas da cidade. A sugestão é que estes redutores de velocidade sejam postos na Rua Anitápolis (Bairro Centro) e na Rua Padre Cristóvão Arnald (Bairro Estreito).

INDICAÇÃO Nº 105/2021de Moacir Hames – Solicita que a Prefeitura mobilize o setor competente para revitalizar a iluminação pública da Rua Campinho, no Bairro Centro. Nesta ação, solicita-se a troca de todas as lâmpadas quebradas e/ou queimadas nos postes de iluminação existente ao longo da extensão da rua.

BREVES EXPLICAÇÕES

O vereador Moacir Hames utilizou da tribuna para comunicar que ruas da área urbana de Alfredo Wagner ganharão pavimentação em lajotas no próximo ano. O deputado federal Rogério Peninha Mendonça/MDB – através de emenda parlamentar – destinou pouco mais de R$ 218 mil para revestir as ruas José João de Deus e Evaldo José Hames (no Bairro Centro) e a Rua Luzia Valério Heiderscheidt (Bairro Águas Frias).

A vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt (Lita) também falou sobre o pavimento de ruas. Com a palavra, ela agradeceu ao deputado estadual Jerry Comper/MDB pela destinação de R$ 200 mil para calçar a Rua José Ibagy, em Catuíra. A obra, segundo ela, deverá ser executada no próximo ano e proporcionará melhores acessos a APAE e ao ginásio de esportes da comunidade.

A liberação para travessia de veículos pequenos nas novas pontes de São Wendelino e Passo da Limeira também foi assunto em plenário e vereadores comemoraram a conclusão das obras. Em fala, a vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt destacou a importância das estruturas para o Município, que costuma ser muito castigado por temporais e cheias do Rio Itajaí do Sul. Conforme ela destaca, as novas pontes possuem 60 metros de vão central e foram construídas a uma altura que garanta que os moradores possam locomover-se mesmo em épocas de grandes cheias do rio.

A vereadora ainda agradeceu ao deputado federal Rogério Peninha Mendonça, que foi quem assegurou os recursos necessários para a conclusão das duas estruturas. Além dele, agradeceu ao ex-prefeito da cidade, Naudir Antonio Schmitz, que foi o grande idealizador destas construções e que, desde 2016, lutou por ela junto a Defesa Civil Estadual e Federal.

Na oportunidade, Lita também reivindicou que a Prefeitura Municipal acione o setor competente e viabilize a instalação de postes de iluminação nas laterais da ponte e no trecho que dá acesso a elas a partir da rodovia SC-350. A vereadora defende que, se iluminadas, as pontes ficarão ainda mais bonitas e deixarão o trânsito mais seguro para quem precisar fazer travessia por elas à noite.

O vereador Emílio Carlos Petris utilizou do momento para parabenizar a Administração Municipal pela implantação de uma faixa de pedestre elevada na Rua do Comércio (Centro). Ele enfatizou que a faixa melhora as condições de acessibilidade e segurança dos pedestres nesta movimentada rua e faz com que motoristas transitem por ela em uma velocidade segura. Para melhorar a faixa ele sugere, porém, que a mesma seja pintada com agilidade.

O vereador Clóvis Ogê Kretzer utilizou o espaço de Breves Explicações para informar que o Poder Executivo Municipal segue em busca dos recursos necessários para asfaltar a rodovia SC-408, estrada entre os municípios de Alfredo Wagner e Leoberto Leal. Atualmente, encontra-se publicado o Edital que visa contratar uma empresa de engenharia para elaborar o projeto de asfalto no trecho. Trata-se de um investimento de R$ 1,4 milhão, recurso conquistado pelo prefeito Gilmar Sani por intermédio do deputado estadual Marcos Vieira/PSDB.

Clóvis pediu aos demais vereadores da Casa para também buscarem deputados e senadores para apoiarem e liberarem os recursos para melhorias desta estrada.

-----------

Fazem parte da 15ª Legislatura os vereadores: Arli Nazareno Althoff (PSDB), Clóvis Ogê Kretzer (PSDB), Eduardo Silveira (PT), Emílio Carlos Petris (PSD), Evelise Althoff Heiderscheidt (MDB), Moacir Hames (MDB), Reginaldo Silveira (MDB), Rubia Mariotti Schweitzer da Silva (MDB), Sérgio Adonis da Cruz (MDB).

As Sessões são realizadas todas as segundas-feiras, às 18h30, com transmissão AO VIVO pelas redes sociais.