BOLETIM INFORMATIVO - RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 04 DE OUTUBRO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 04/01/2022 11h10, última modificação 04/01/2022 11h10

Na última segunda-feira, dia 04, os vereadores de Alfredo Wagner reuniram-se em mais uma Sessão Legislativa. Diversos assuntos foram debatidos durante a reunião. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Moacir Hames. Confira abaixo o resumo dos principais temas em pauta.

TRIBUNA LIVRE

Segurança Pública tem sido tema recorrente de discussão na Câmara de Vereadores alfredense. Em reuniões anteriores, os parlamentares expressaram preocupação com os reincidentes casos de furtos por todo o Município. Nesta semana, o morador Diego Scheidt fez uso do espaço Tribuna Popular para também falar sobre o assunto.

Em fala, Diego relatou ouvir com cada vez mais frequência amigos e conhecidos dizerem ter sido vítimas de furtos. Ele destaca que as ações criminosas acontecem tanto no perímetro urbano, quanto no rural, o que tem gerado insegurança em muitos moradores. Diego também lamentou que a ação das forças policiais tem sido insuficiente para conter os casos.

O morador pediu, então, para que o Poder Público Municipal e a comunidade busquem juntas formas de reforçar a segurança de Alfredo Wagner. A expectativa dele e de todos os outros moradores da cidade é que, dentro outros, consiga-se aumentar o efetivo policial da cidade de modo a atender toda a demanda de trabalho existente em Alfredo Wagner e, assim, diminuir-se o número de furtos.

O vereador Emílio Carlos Petris comentou as colocações de Diego. Ele lembra que o pedido para ampliar o número de Policiais Militares na cidade é uma reivindicação antiga na Câmara de Vereadores, que se repete em todos os mandatos sem um parecer favorável do Governo do Estado. O vereador aponta que, com o número pequeno de efetivos, torna-se quase impossível para a PM atender com eficiência a todas as ocorrências, principalmente quando estas acontecem pelo interior.

Por outro lado, Emílio destaca que o Poder Executivo está viabilizando implantar em Alfredo Wagner o programa Bem-te-vi. Trata-se de um projeto elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e que leva videomonitoramento para o perímetro urbano.

BREVES EXPLICAÇÕES

O vereador Moacir Hames fez uso da tribuna para falar sobre o serviço de recolhimento de lixo no perímetro urbano. Segundo ele, há alguns meses o Poder Executivo alterou o horário de coleta e esta – que antes acontecia no amanhecer do dia – passou a ser feita por volta das 17 horas, horário de grande movimento no Centro da cidade. Assim, moradores reclamam de transtornos provocados no trânsito das principais ruas.

Moacir reivindicou, então, que o Poder Executivo acione a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras para estudar novas mudanças no horário em que o caminhão do lixo percorre as ruas. A sugestão é que, assim como acontece em grandes centros, a coleta do lixo aconteça em horários de pouca movimentação de veículos.

O vereador Eduardo Silveira utilizou da tribuna para requerer ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras. Ele pediu serviços de patrolamento e revestimento da pista com cascalho e/ou macadame na estrada geral da comunidade de Chapadão Paulo Saturno. Segundo ele, após chuvas, esta malha apresenta pontos que podem encalhar os veículos.

Eduardo requereu também a desobstrução de bueiros na comunidade de Riozinho.

A vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt (Lita) também fez uso do espaço de Breves Explicações. Ela relatou que na localidade de Rio Lessa uma empresa privada faz carga e descarga de toras de madeira na lateral da estrada geral, situação que tem causado transtornos no trânsito local. Ela pede que a Prefeitura Municipal contate a empresa para pedir uma nova conduta, com armazenamento das pilhas de madeira apenas em locais espaçados e preparados para esta finalidade.

Também na localidade de Rio Lessa, a vereadora aponta ações desordenadas e impróprias desenvolvidas pela Secretaria de Obras do Município. Segundo ela, cargas de macadame são retiradas da estrada geral para serem enviadas para a cidade de Rancho Queimado. Lita destaca que a distribuição para a cidade vizinha acontece num momento em que Alfredo Wagner carece de material para revestir com qualidade as estradas de seu próprio interior, além de destruir o principal acesso dos moradores de Rio Lessa e Alto Rio Lessa.

A extração de macadame pela Secretaria de Obras foi denunciada ao Ministério Público e, conforme Lita, circulou pela cidade a notícia de que ela seria a autora da denúncia. A vereadora declara que a informação não é verdadeira. Indignada, Lita pede que as pessoas não compartilhem de informações que denigram a imagem de alguém sem saberem da veracidade do fato. Ela destaca que apenas contatou o prefeito para pedir que ele intervisse no envio do macadame para outros municípios.

O última final de semana de Alfredo Wagner foi marcado por dois eventos beneficentes. Um deles, uma cavalgada em prol do hospital da cidade aconteceu no Parque de Exposições da cidade. Já o outro, de iniciativa do MDB Mulher do Município, aconteceu na Sociedade Recreativa União Pública e objetivou levar diversão e alegria ao público infantil em comemoração ao Dia da Criança. Os dois eventos foram lembrados durante a Sessão e os vereadores parabenizaram os organizadores.

-----------

Fazem parte da 15ª Legislatura os vereadores: Arli Nazareno Althoff (PSDB), Clóvis Ogê Kretzer (PSDB), Eduardo Silveira (PT), Emílio Carlos Petris (PSD), Evelise Althoff Heiderscheidt (MDB), Moacir Hames (MDB), Reginaldo Silveira (MDB), Rubia Mariotti Schweitzer da Silva (MDB), Sérgio Adonis da Cruz (MDB).