BOLETIM INFORMATIVO: RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 02 DE AGOSTO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 04/01/2022 10h10, última modificação 04/01/2022 10h10
Após 15 dias de recesso, os vereadores de Alfredo Wagner voltaram a se reunir na noite desta segunda-feira, dia 02 de agosto, para realização de mais uma Sessão Ordinária. No plenário, uma Indicação foi apresentada pela vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt. Pedidos também foram solicitados por outros parlamentares da Casa. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo César Rossi, ainda esteve presente. No uso do espaço Tribuna Livre, ele fez um levantamento dos trabalhos desenvolvidos na pasta ao longo do primeiro semestre de 2021 e sobre ações que devem acontecer ao longo dos próximos meses.

INDICAÇÕES
Indicação 089/2021de autoria da vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt (Lita) – Requer que o Poder Executivo regulamente o trânsito da Avenida Beira Rio, definindo os locais em que é possível estacionar os veículos. Ela pede também que, após as definições, sejam feitas as demarcações necessárias para a compreensão dos motoristas, com placas e pinturas nos meios-fios.
TRIBUNA LIVRE
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Alfredo Wagner, Paulo César Rossi, participou da Sessão Ordinária. Ele fez uso do espaço Tribuna Livre para informar a comunidade sobre os trabalhos desenvolvidos na pasta ao longo do primeiro semestre de 2021 e sobre ações que devem acontecer ao longo dos próximos meses.
Sobre o programa Terra Boa, que disponibiliza cargas de calcário gratuitas aos produtores agrícolas, Paulo destacou que 234 famílias foram contempladas neste ano. Referente a Campanha de Mudas Frutíferas e Ornamentais, o secretário relatou que quase 2 mil plantas foram entregues aos interessados, além de 4,5 mil mudas de batatas salsas.
Paulo César também informou que, neste ano, a Prefeitura Municipal voltou a fazer parceria com os inseminadores de Alfredo Wagner e, assim, voltou a abastecer com nitrogênio dos botijões que preservam sêmen. A ideia desta ação, segundo ele, é contribuir no melhoramento genético do padrão racial da bovinocultura.
Por isso, o secretário divulgou o cronograma para a Campanha para Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos. Um caminhão passará pelas comunidades rurais entre os dias 08 e 18 de novembro para fazer as coletas.
BREVES EXPLICAÇÕES
No espaço de Breves Explicações, o Eduardo Silveira utilizou da Tribuna para requerer melhorias em estradas rurais do interior de Alfredo Wagner. Ele solicita serviços de patrolamento e revestimento das pistas com cascalho ou macadame nas estradas gerais de Alto Rio Lessa e Canto Triste. Segundo Eduardo, as estradas estão em situação bastante precárias, o que tem dificultado a locomoção dos moradores, principalmente na ocorrência de chuvas. A ideia é reverter esta situação e garantir o acesso fácil e seguro dos moradores nas mais diversas situações climáticas.
O presidente da Câmara, vereador Moacir Hames, também fez uso deste espaço. Ele pediu que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras faça a retirada dos montantes de terra deixados ao longo da extensão da Rua Joselino de Mello após abertura de valas e canaletas. Segundo ele, moradores relataram que os montes têm impedido o encontro entre dois veículos.
O vereador Clóvis Ogê Kretzer comentou a Indicação da colega Lita. Além da regulamentação do estacionamento da Avenida Beira Rio, ele pede que sejam implantadas lombadas físicas ao longo da via.
Por fim, o vereador Reginaldo Silveira relatou que acidentes têm sido registrados no trevo de acesso à cidade devido a baixa-visibilidade ocasionada pela presença de cercas vivas no local. Ele se comprometeu em contatar o órgão competente para fazer podas ou a retirada das plantas e, assim, levar mais segurança a quem transita pelo trevo.
-----
Fazem parte da 15ª Legislatura os vereadores: Arli Nazareno Althoff (PSDB), Clóvis Ogê Kretzer (PSDB), Eduardo Silveira (PT), Emílio Carlos Petris (PSD), Evelise Althoff Heiderscheidt (MDB), Moacir Hames (MDB), Reginaldo Silveira (MDB), Rubia Mariotti Schweitzer da Silva (MDB), Sérgio Adonis da Cruz (MDB).