BOLETIM INFORMATIVO - RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 26 DE ABRIL

por Mario Sergio Kalbuch publicado 29/04/2021 10h50, última modificação 29/04/2021 10h51
Em Alfredo Wagner, a 12ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de 2021 foi realizada na noite de ontem, dia 26. A exemplo das últimas semanas, a Sessão aconteceu de forma remota, isto como uma medida protetiva para o possível contágio pelo Coronavírus e para conter a curva de contaminação pela doença.
No plenário, porém, foram apresentadas três Indicações. Além delas, diversos assuntos de interesse da comunidade foram debates durante o horário de Breves Explicação. Todos os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador Moacir Hames.
INDICAÇÕES
Indicação Nº 047/2021de autoria do vereador Moacir Hames - Solicita que o Chefe do Poder Executivo, por meio de ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, reconstrua uma ponte existente na localidade de Rio Caeté, especificadamente na que, dentre outras casas, dá acesso a residência do munícipe Gleison Dias.
Indicação Nº 048/2021de Clóvis Ogê Kretzer – Sugere ao Chefe do Poder Executivo que, juntamente com a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão, estude e viabilize uma forma de indenizar os donos das propriedades onde forem realizados serviços de extração de matérias-primas como cascalho e/ou macadame. A ideia facilitar o acesso ao cascalho e/ou macadame para a colocação nas estradas vicinais. Assim, se garantirá que as demandas existentes sejam atendidas e melhorias sejam levadas às comunidades do interior.
Indicação Nº 049/2021de Evelise Althoff Heiderscheidt – Solicita ao Chefe do Poder Executivo que, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, instale placas de identificação nos acessos às comunidades do interior do Município. O pedido visa tornar mais fácil o acesso para aqueles que visitam o Município.
BREVES EXPLICAÇÕES
Na última semana, o Conselho Regional de Medicina (CRM) interditou o Hospital de Alfredo Wagner. A medida ocorreu pela instituição não cumprir um auto de infração que determina que haja, dentro da unidade, um laboratório e um Raio-X com funcionamento 24 horas e atendimentos médicos presenciais. Essa situação preocupa a comunidade alfredense e foi o principal assunto em debate durante o espaço de Breves Explicações.
Em fala, os vereadores Reginaldo Silveira, Evelise Althoff Heiderscheidt, Eduardo Silveira, Clóvis Ogê Kretzer e Moacir Hames, em nome dos demais parlamentares da Casa, se dispuseram a ajudar a equipe da Fundação Médico Assistencial ao Produtor Rural, entidade que administra o órgão, a procurar soluções para o problema e agilizar a tramitação necessária para reabrir o Hospital com a maior brevidade possível.
Para o tempo que a situação persistir, no entanto, a vereadora Lita apresentou duas sugestões para o Poder Executivo que visam amenizar a falta do Hospital e garantir que aqueles que precisarem de atendimento médico e de enfermagem possam ser atendidos. A primeira delas é que a Unidade Básica de Saúde do Centro tenha seu horário de funcionamento aumentado. A ideia da vereadora é que o posto não feche no horário de almoço e o atendimento, que no momento acontece até às 17h30, seja ampliado até às 20 horas. A outra sugestão é para que a Prefeitura de Alfredo Wagner firme um Convênio temporário com alguma unidade hospitalar de municípios vizinhos, deixando esse pronto e capaz de atender, de forma eficaz, também a comunidade alfredense.
-----
O vereador Clóvis também usou do espaço para descrever ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras. Ele destacou que, na última semana, a equipe que lá trabalha realizou serviços de melhorias que atendem a Indicações feitas por colegas vereadores. Foram realizadas melhorias na estrada geral de Mosquito e a reforma de uma ponte pênsil existente na comunidade de Picadas.
O vereador Sérgio Adonis da Cruz usou da palavra para prestar agradecimentos a Narciso Heiderscheidt que, por 30 anos, atuou como extensionista rural na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Narcisou deixou o cargo após aprovação do pedido de aposentadoria.