BOLETIM INFORMATIVO CÂMARA DE VEREADORES DE ALFREDO WAGNER

por Mario Sergio Kalbuch publicado 04/01/2022 11h19, última modificação 04/01/2022 11h19

Os vereadores de Alfredo Wagner reuniram-se na noite da última segunda-feira (18) em mais uma Sessão Ordinária. Nela, duas Indicações foram apresentadas pelos parlamentares. O espaço de Breves Explicações também foi utilizado para exposições e novas solicitações. Confira abaixo detalhes dos principais trabalhos desenvolvidos durante a reunião:

INDICAÇÕES

Indicação Nº 099/2021de autoria do vereador Eduardo Silveira – Pede que o Prefeito Municipal contate as Centrais Elétricas de Santa Catarina – CELESC para solicitar a implantação de iluminação pública na Rua Luzia Valério Heiderscheidt, Bairro Águas Frias, especificamente no trecho entre a ponte de Rio Caeté e a empresa Cobema Materiais de Construção. 

Indicação Nº 0100/2021de Arli Nazareno Althoff – Solicita que a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores envie Ofício a empresa de transportes coletivos ‘Reunidas’ para requerer informações sobre os ônibus intermunicipais que passam por Alfredo Wagner. O vereador especifica que no texto do documento devem ser solicitados os destinos dos transportes, os horários de passagem e informações sobre o ponto de embarque e desembargue de passageiros.

BREVES EXPLICAÇÕES

No espaço de Breves Explicações, o vereador Sérgio Adonis da Cruz voltou a reivindicar que a Prefeitura contrate médicos especialistas para atender nas Unidades Básicas de Saúde de Alfredo Wagner. A sugestão dele é que, para atender a grande demanda, sejam contratados um ginecologista e um médico pediatra.

Conforme destaca Sérgio, os pedidos já foram protocolados anteriormente junto ao Poder Executivo por meio de Indicações. Assim, ele pede uma resposta com as ações tomadas para atendê-los.

 Ainda em fala, o vereador lembra que, por não haverem profissionais destas áreas nos postos de saúde, famílias alfredenses são obrigadas a deslocarem-se até outras cidades da região ou procurarem clínicas particulares para a realização de consultas e exames ginecológicos e pediátricos. Essas consultas, porém, possuem alto valor e poucas são as famílias que conseguem custear todo um tratamento. Desta maneira, a contratação dos especialistas objetiva melhorar os serviços de saúde pública oferecidos em Alfredo Wagner, facilitar o acesso a estes profissionais médicos e garantir mais conforto e comodidade nos atendimentos.

A vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt utilizou a Tribuna para solicitar que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras percorra o interior para identificar e revitalizar com agilidade as estradas mais danificadas pelas chuvas ocorridas nas últimas semanas. Ela adianta que as vias de Alto Limeira e Barro Branco estão entre as que precisam de serviços de patrolamento e revestimento com cascalho ou macadame, pois possuem atoladouros ao longo de sua extensão. A vereadora diz que a ação se faz necessária para garantir que todos tenham estradas em boas condições de trafegabilidade.  

O vereador Reginaldo Silveira também fez uso do espaço de Breves Explicações. Procurado por famílias preocupadas com a segurança de crianças e adolescentes nos centros educacionais, ele voltou a reivindicar que o Poder Executivo faça a contratação de guardas/vigias para atuarem nas escolas da rede municipal de ensino.

Segundo ele, o principal objetivo destas contratações é ampliar a segurança e garantir o bem-estar de todos no ambiente escolar.

Reginaldo reconhece que no momento vigora uma legislação que impede aumento nas folhas de pagamento em repartições públicas ao longo deste ano. Porém, ele pede que o prefeito de Alfredo Wagner se organize e preveja na Lei Orçamentária de 2022 os gastos necessários para contratar e manter em função estes profissionais.

No dia 15 de outubro celebra-se o Dia do Professor. Três dias depois, o Dia do Médico (18 de outubro). O vereador Emílio Carlos Petris ocupou a Tribuna para parabenizar estes importantes profissionais.

Ainda em fala, Emílio lamentou a morte do alfredense Altair Wagner. Ele lembrou que o engenheiro e ex-prefeito de Chapecó deixou um legado de honestidade e ética na vida pública de Santa Catarina. Altair Wagner, além de dirigente de Chapecó, foi presidente da Celesc Distribuição. Em Alfredo Wagner, construiu e montou o Museu Arqueológico de Lomba Alta, que tem rico material encontrado na região. O local, que é uma réplica da residência de Alfredo Henrique Wagner (ancestral de Altair), contribui no turismo cultural do município. Seu interior é constituído de artefatos, fósseis, peças geológicas e ecológicas coletadas em mais de 10 anos de pesquisa.

-----------

Fazem parte da 15ª Legislatura os vereadores: Arli Nazareno Althoff (PSDB), Clóvis Ogê Kretzer (PSDB), Eduardo Silveira (PT), Emílio Carlos Petris (PSD), Evelise Althoff Heiderscheidt (MDB), Moacir Hames (MDB), Reginaldo Silveira (MDB), Rubia Mariotti Schweitzer da Silva (MDB), Sérgio Adonis da Cruz (MDB).

As Sessões são realizadas todas as segundas-feiras, às 18h30, com transmissão AO VIVO pelas redes sociais.