BOLETIM INFORMATIVO – RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 13 DE DEZEMBRO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 04/01/2022 11h53, última modificação 04/01/2022 11h53

A Câmara de Vereadores de Alfredo Wagner realizou na noite da última segunda-feira (13), mais uma Sessão Ordinária. No plenário, houve a apresentação de duas Indicações e de um Projeto de Resolução.  Dois Projetos de Lei também foram a votação. Já no espaço de Breves Explicações, o principal assunto foi a atuação dos fiscais do Ministério do Trabalho nas lavouras alfredenses.

Os trabalhos foram presididos pelo vereador Moacir Hames e secretariadas pela vereadora Rúbia Mariotti Schweitzer da Silva.

PROJETOS DE LEI

Projeto de Lei nº 24/2021de autoria do Poder Executivo – Dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para 2022 e dá outras providências.

Projeto de Lei Complementar nº 001/2021de autoria do Poder Legislativo – Torna as entidades sem fins lucrativos, declaradas de utilidade pública por lei municipal, isentas do pagamento de taxas de serviços públicos, tais como Taxa de Serviço de Coleta do Lixo, Conservação de Vias e Limpeza Pública.

PROJETO DE RESOLUÇÃO

Projeto de Resolução nº 02/2021de autoria das vereadoras Rúbia Mariotti Schweitzer da Silva e Evelise Althoff Heiderscheidt - Propõe a instalação da Galeria Lilás na Câmara de Vereadores aqui de Alfredo Wagner. O objetivo é criar um espaço para resgatar e manter o acervo histórico referente às vereadoras que ocuparam e ocupam uma cadeira na Casa Legislativa.

INDICAÇÕES

Indicação nº 106/2021da vereadora Rúbia – Solicita que a Prefeitura Municipal mobilize o setor competente para revitalizar a iluminação pública da Rua Raul Franz, Bairro Rio Caeté. Para clarear a rua, dar mais visibilidade a quem passa por ela a noite e proporcionar segurança aos populares, pede-se a substituição de todas as lâmpadas quebradas e/ou queimadas.

Indicação nº 107/2021do vereador Emílio Carlos Petris – Sugere ao Chefe do Executivo que denomine o futuro heliponto de Alfredo Wagner como “Heliponto Pedro Valêncio Correia”.

BREVES EXPLICAÇÕES

Na última semana, fiscais do Ministério do Trabalho voltaram a atuar na região e entraram em conflito com a comunidade cebolicultora. No uso da Tribuna, o vereador Eduardo Silveira criticou a forma ríspida de atuação dos fiscais, as regras trabalhistas para o funcionamento agrícola e o valor das multas aplicadas em casos de descumprimento.

O vereador lembrou que muitas famílias não conseguem cumprir a atual legislação, como assinar carteira profissional, submeter contratados temporários a exames médicos periódicos, instalar banheiros para diferentes gêneros e promover refeitórios e alojamentos para trabalhadores trazidos de outros municípios. Sobre as multas, Eduardo destaca que muitas vezes todo o lucro da produção é direcionado para o seu pagamento, o que deixa a família sem qualquer renda para suprir as necessidades básicas durante o ano e para as despesas da próxima safra.

Com a proximidade do ano eleitoral, o vereador Eduardo solicita que a comunidade dê apoio a deputados, senadores e candidatos a Governador que erguem bandeiras em favor dos agricultores e se mostrem engajados por tais mudanças.

Também no espaço de Breves Explicações, os vereadores Moacir Hames e Evelise Althoff Heiderscheidt (Lita) agradeceram ao deputado estadual Jerry Comper por comprometer-se a destinar recursos financeiros e procurar, junto a outros setores do Governo, recursos para a obra de asfaltamento da SC-408, especificamente no trecho que liga os municípios de Alfredo Wagner e Leoberto Leal.

Eles pontuam que, além de melhorar significativamente a principal via de ligação entre os municípios, o asfalto neste trecho garantirá também melhores condições de acesso às comunidades de Demoras, Soldadinho, Barro Preto e Canto Triste.

Os eventos que marcaram a noite da sexta-feira, dia 10 de dezembro, também foram lembrados na Sessão. Em fala, os vereadores parabenizaram os organizados do “Natal Encantado de Alfredo Wagner” e dos envolvidos no lançamento do livro “Histórias da Nossa Gente”.

Sobre a abertura do “Natal Encantado”, o vereador Emílio Carlos Petris agradeceu a população que compareceu na Praça da Bandeira José de Campos (Bairro Centro) para acompanhar o espetáculo de arte, luz, cores, música e dança. Ele destacou que a programação contou com um show da cantora Bia Barros, apresentação teatral com o grupo Musical Fantasy, chegada do Papai-Noel e distribuição de brinquedos para as crianças. Emílio fez ainda um elogio especial para o secretário de turismo, Juliano Quevedo, e a secretária de educação, Beatriz Silvestre Onofre, principais responsáveis pela decoração natalina de 2021. Para ele, trata-se de uma das mais bonitas da história do Município.

Sobre o lançamento do livro “Histórias da Nossa Gente”, os vereadores Moacir e Lita – em nome das autoras da obra, Carol Pereira e Manuella Mariani – agradeceram aos munícipes que lotaram o salão da igreja luterana do Bairro Centro para prestigiar o evento e receber seus exemplares. O livro faz um resgate histórico por meio de entrevistas e pesquisas sobre histórias orais de pessoas que foram importantes para a construção de Alfredo Wagner. São pequenas biografias para ler e se emocionar.

-----------

Fazem parte da 15ª Legislatura os vereadores: Arli Nazareno Althoff (PSDB), Clóvis Ogê Kretzer (PSDB), Eduardo Silveira (PT), Emílio Carlos Petris (PSD), Evelise Althoff Heiderscheidt (MDB), Moacir Hames (MDB), Reginaldo Silveira (MDB), Rubia Mariotti Schweitzer da Silva (MDB), Sérgio Adonis da Cruz (MDB).

As Sessões são realizadas todas as segundas-feiras, às 18h30, com transmissão AO VIVO pelas redes sociais.