ALFREDENSES TERÃO NOVA OPÇÃO DE FINANCIAMENTO PARA COMPRA DE TERRENOS RURAIS

por Mario Sergio Kalbuch publicado 06/05/2021 18h40, última modificação 06/05/2021 18h40

O número de pessoas interessadas na compra de imóveis na área rural de Alfredo Wagner para desenvolvimento de agricultura e/ou construção de residências e galpões tem crescido todos os anos e os jovens ocupam uma boa parcela deste público. Para efetuar a compra, muitos recorrem a programas de financiamentos. O Programa Fundo de Terras do Estado (FUNTER) era uma opção aos munícipes, porém, desde 2016 não havia novos deferimentos dos pedidos de inclusão feitos, situação que deixou uma demanda reprimida e acumulada.

No mês de fevereiro, o vereador Eduardo Silveira buscou reverter a situação. Na época, ele assinou uma Indicação destinada ao Poder Executivo em que requereu que este, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, solicitasse junto a Câmara Fundiária Estadual, a disponibilização de novas cotas do FUNTER para o Município. No documento, o vereador ainda pedia a possibilidade de contratação ainda para 2021.

Conforme comunicado por Eduardo na Sessão Ordinária da última segunda-feira (3), o pedido feito pelo Secretário de Agricultura de Alfredo Wagner, Paulo Cesar Rossi, foi atendido. Assim, uma nova cota estará disponível para contração nos próximos dias.

Mais sobre o FUNTER

O Fundo de Terras é um programa do Governo do Estado, gerenciado pela Secretaria da Agricultura, para financiar a aquisição de terras para trabalhadores rurais sem-terra, posseiros, arrendatários, meeiros e filhos de agricultores. Entre as exigências para participar do Programa, os agricultores devem ter no mínimo cinco anos de atividade agrícola e residir em Santa Catarina por um período de cinco anos ou mais.