VEREADORES BUSCAM MELHORIAS NA REDE ELÉTRICA DE ALFREDO WAGNER

por Mario Sergio Kalbuch publicado 03/03/2021 15h35, última modificação 03/03/2021 16h46

Principal reivindicação é pela migração da rede bifásica para a trifásica.

Na última semana, os vereadores Moacir Hames, Sérgio Adonis da Cruz e Evelise Althoff Heiderscheidt estiveram na Assembleia Legislativa, em Florianópolis/SC, onde participaram de uma audiência com o deputado estadual Jerry Comper (MDB) e o secretário estadual da agricultura, da pesca e desenvolvimento rural, Altair Silva. O principal objetivo do encontro foi pedir às autoridades para intercederem junto à CELESC por melhorias na rede elétrica de Alfredo Wagner. Acompanhando os trabalhos esteve também o ex-prefeito da cidade, Naudir Antonio Schmitz.

Na reunião, os vereadores apontaram os diversos problemas existentes no fornecimento de luz elétrica do município. Eles reportaram que a comunidade sofre com constantes quedas de energia, falta de agilidade nos trabalhos de recuperação dos danos na rede de fiação, com a luz que pisca várias vezes durante o dia e que fica em meia fase com frequência. Conforme destacaram, essas situações têm afetado a todos, principalmente as comunidades do interior, pois causa prejuízos para os produtores, em especial para os fumicultores e para quem trabalha com o comércio leiteiro.

Para resolver os problemas, os representantes municipais pediram que Alfredo Wagner, que atualmente conta com uma rede bifásica, receba uma rede trifásica. Eles ainda justificaram que hoje a maioria dos equipamentos rurais necessita da trifásica para bom funcionamento e sem quedas de luz elétrica.

Ao final do encontro, o deputado Jerry e o secretário Altair comprometeram-se em cobrarem da CELESC pelas melhorias necessárias, em especial, pela migração da rede para a trifásica.

Mais sobre a rede trifásica

O fornecimento trifásico, utilizado principalmente em regiões urbanas e por indústrias, é a ligação feita por quatro fios: três fases e um neutro. As tensões elétricas proporcionadas são de 127 V ou 220 V, e a soma das potências de todos os equipamentos ligados à rede pode ser de 25000 watts até 75000 watts. Entre as vantagens deste tipo de rede destaca-se a garantia de que não haverá quedas inoportunas de energia quando diversos equipamentos estiverem ligados ao mesmo tempo.