VEREADOR PEDE QUE MUNICÍPIO CONTRATE MÉDICO GINECOLOGISTA PARA ATENDER EM ALFREDO WAGNER

por Mario Sergio Kalbuch publicado 23/06/2021 11h53, última modificação 23/06/2021 11h53

O vereador Sérgio Adonis da Cruz solicitou, durante a Sessão Ordinária da segunda-feira (24), que o Poder Executivo viabilize e faça a contratação de um médico ginecologista para atender nas Unidades Básicas de Saúde de Alfredo Wagner.

O pedido objetiva principalmente garantir que haja um especialista responsável por cuidar da saúde da mulher regularmente em um todo. Isso significa que o profissional servirá para prevenir, diagnosticar e tratar de doenças ginecológicas, cólicas menstruais e problemas sexuais, além de orientar sobre métodos anticoncepcionais. O ginecologista poderá ainda realizar exames superficiais, como o toque nas mamas para identificação de possíveis nódulos e cânceres. 

Em fala, o vereador Sérgio apontou que atualmente os postos de saúde não possuem profissional da área, o que obriga as mulheres alfredenses a deslocarem-se até outras cidades da região ou procurarem clínicas particulares para a realização de consultas e exames. Essas consultas, porém, possuem alto custo e poucas são as famílias que conseguem custear todo um tratamento. Desta maneira, a proposição objetiva também melhorar os serviços de saúde pública oferecidos em Alfredo Wagner, facilitar o acesso a este profissional médico e garantir mais conforto e comodidade no atendimento.

Sérgio ainda destacou que, apesar do profissional ginecologista pertencer ao grupo de atenção especializada de média e/ou alta complexidade (não encontradas na grande maioria das Unidades Básicas de Saúde do país), muitos municípios da região têm este tipo de profissional no seu quadro de servidores. Ele acredita que, pelas semelhanças nas receitas e arrecadações, Alfredo Wagner consiga também contratar e manter este médico especialista.