PRESIDENTE DA CÂMARA PEDE REABERTURA DE POSTO DE SAÚDE NA COMUNIDADE DE CATUÍRA

por Mario Sergio Kalbuch publicado 16/02/2021 11h43, última modificação 16/02/2021 11h43

Na última segunda-feira (8), durante Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Alfredo Wagner, o presidente da Casa, vereador Moacir Hames, solicitou da Prefeitura Municipal a reabertura do Posto de Saúde existente na comunidade de Catuíra, que há anos encontra-se fechado.

Para o funcionamento da unidade, Moacir sugere que o posto abra uma vez por semana, com atendimento médico e de enfermagem.

O presidente ressalta que este é um pedido antigo de quem reside no local e nas proximidades, pois após o fechamento do posto eles precisam se deslocar até a localidade de Passo da Limeira para atendimento. “Muitos dos moradores antes usavam o ônibus intermunicipal Alfredo Wagner/Ituporanga para chegar até o posto de Passo da Limeira. Porém agora não há mais a circulação destes transportes, o que obriga muitos a locarem táxis e deixa aqueles em situação de baixa renda sem condições de chegarem até o atendimento médico”, explica ele.

Para Moacir, a reabertura do posto de saúde de Catuíra ainda garantirá que nenhuma das unidades básicas de saúde do Município tenha aglomerações neste cenário de pandemia. Ele lembra que em determinados períodos do ano, como na proximidade do inverno, problemas respiratórios começam a aparecer em crianças e idosos, levando os mesmos a procurar atendimento médico além da demanda usual.

- A reabertura do posto de saúde em Catuíra também beneficiará moradores das localidades de Chapadão dos Back, Riozinho e Chapadão do Ivo, devido à proximidade e facilidade de acesso. O objetivo do pedido é, então, ampliar os serviços básicos de saúde de Alfredo Wagner e levá-los para mais perto dos munícipes; conclui Moacir.