BOLETIM INFORMATIVO: RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 17 DE MAIO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 23/06/2021 11h37, última modificação 23/06/2021 11h37
Os nove vereadores que compõem a Câmara de Vereadores de Alfredo Wagner reuniram-se na noite desta segunda-feira (17) para mais uma Sessão Ordinária.
No plenário, porém, foram apresentadas três Indicações. Além delas, diversos assuntos de interesse da comunidade foram debates durante o horário de Breves Explicação. Todos os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador Moacir Hames.
INDICAÇÕES
Indicação Nº 064/2021de autoria da vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt - Solicita que o Chefe do Poder Executivo, por meio de ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, implante duas lombadas físicas (do tipo quebra-molas) na Rua das Flores, Bairro Valdir Mariotti. O pedido objetiva atender a reivindicações de moradores, que defendem a implantação destes redutores de velocidade como medidas para tornar o trânsito da via mais seguro.
Indicação Nº 065/2021de Rúbia Mariotti Schweitzer da Silva – Requer que a Prefeitura Municipal faça a contratação de empresas especializadas em serviços de engenharia para elaboração de um projeto de pavimentação com lajotas na Rua José Nilson Schuller, no Bairro Demoras. Segundo a vereadora, o projeto é solicitado pelo deputado estadual Jerry Comper (MDB), que estuda a viabilidade de apresentar uma Emenda Parlamentar que destine o montante necessário para a realização desta obra.
Indicação Nº 066/2021de Eduardo Silveira – Propõe que o Poder Executivo crie uma Lei que determine que as receitas de medicamentos e os atestados de afastamento de trabalho emitidos por médicos com atuação em Alfredo Wagner sejam redigidos em computador e não mais de forma manuscrita (a punho). Dentre outras, o pedido visa garantir que os alfredenses não comprem e façam uso de medicamentos errados ou tenham seu auxílio-doença negado pelo INSS por dificuldades de leitura do atestado médico pelo técnico que avalia o processo.
BREVES EXPLICAÇÕES
O presidente da Câmara, vereador Moacir Hames, foi um dos parlamentares que utilizou do espaço Breves Explicações. Em fala, ele reivindicou que o Poder Executivo – por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras – atenda a Indicações apresentadas anteriormente por ele e que tratam da reforma de pontes pênseis existentes no Município. São solicitadas revitalizações na ponte pênsil do Bairro Estreito (que dá acesso a propriedade dos herdeiros de Guilherme Bardt) e na de Rio Caeté (localizada próxima a residência do Senhor Lino Beling). Conforme Moacir destacou, nas obras, faz-se necessária a substituição de todo o madeiramento danificado pela ação do tempo e alinhamento dos cabos de aço que dão sustentação a elas, que atualmente estão frouxos.
O vereador Clóvis usou do espaço para descrever ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras. Ele destacou que, desde a última semana, a equipe que lá trabalha realiza serviços de melhorias que atendem a Indicações feitas por colegas vereadores. Estão sendo feitas melhorias nas estradas gerais das comunidades de Campinho, Poço Certo, Saltinho e Bracatinga. A revitalização da malha acontece também no Bairro Barracão.
A vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt (a Lita) foi a última a fazer uso da palavra. Na Tribuna, ela relatou que na quarta-feira (13), junto com os demais vereadores do MDB, esteve na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, onde participou de uma reunião com o deputado estadual Jerry Comper. Lita destaca que, na ocasião, foram apresentados diversos pedidos de recursos para aplicação em Alfredo Wagner. Segundo ela, o deputado se comprometeu em atender as solicitações e, em breve, por meio de Emendas Impositivas, os valores devem entrar nos cofres do Município para investimentos. Dentre os pedidos feitos pela bancada está a de a ambulância 4x4 (pedido do vereador Moacir), kits com lousas digitais para a Escola Silva Jardim (do vereador Reginaldo) e a de playgrounds para as comunidades de Catuíra, Lomba Alta e Rio Lessa (vereadoras Lita e Rúbia).
----------
Fazem parte da 15ª Legislatura os vereadores: Arli Nazareno Althoff (PSDB), Clóvis Ogê Kretzer (PSDB), Eduardo Silveira (PT), Emílio Carlos Petris (PSD), Evelise Althoff Heiderscheidt (MDB), Moacir Hames (MDB), Reginaldo Silveira (MDB), Rubia Mariotti Schweitzer da Silva (MDB), Sérgio Adonis da Cruz (MDB).