BOLETIM INFORMATIVO: RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA 07-06

por Mario Sergio Kalbuch publicado 24/06/2021 08h55, última modificação 24/06/2021 08h55

Os nove vereadores de Alfredo Wagner voltaram a se reunir na noite de ontem (7) para mais uma Sessão Ordinária. O acesso a plenária ficou novamente restrito aos parlamentares e a alguns servidores da Casa. A comunidade, porém, pôde acompanhar aos trabalhos através de transmissão AO VIVO feita na página da Câmara pelo Facebook.

Abaixo, está o resumo dos principais assuntos tratados.

INDICAÇÕES

Indicação nº 073/2021de autoria do vereador Reginaldo Silveira – Solicita que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, implante uma lombada do tipo quebra-molas no final da Rua Anitápolis (acesso a comunidade de Rio Caeté), mais precisamente entre os comércios Choupana Nova Era e Espaço Hérica Jardim (Salão de Beleza).

Indicação nº 074/2021do vereador Eduardo Silveira – Requer que o Executivo Municipal, por meio de ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, revitalize a estrada geral da comunidade de Barro Preto. Para a melhoria, são solicitados o patrolamento e encascalhamento de toda a extensão da via.

MOÇÃO

Moção nº 003/2021da vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt (a Lita) – Manifesta ao Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), apoio ao Projeto de Lei nº 2.564/2020, que tramita no Senado Federal. O texto do PL defende a jornada de trabalho de 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, além de estipular piso salarial de R$ 7.315,00 (sete mil, trezentos e quinze reais) para enfermeiras e enfermeiros. Atualmente, a carga destes profissionais é de 40 horas.

BREVES EXPLICAÇÕES

Vários vereadores utilizaram do espaço de Breves Explicações para requerer ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras. A vereador Lita cobrou a reconstrução de um bueiro danificado existente na estrada geral de São Wendelino (próximo a residência do munícipe Antônio da Silva). O vereador Reginaldo Silveira solicitou a reforma do calçamento existente na Rua Anitápolis (em frente ao CMEI Primeiros Passos) e a desobstrução das canaletas desta mesma estrada que, segundo relatou, ficaram obstruídas por volumosas pedras após a colocação de rejeitos asfálticos pela extensão viária. Já o presidente da Câmara, vereador Moacir Hames, reivindicou que seja melhorada a estrada geral de Canto Triste - com serviços de patrolamento e encascalhamento - e reconstruídas e/ou reformadas duas pontes pênseis existentes na comunidade de Rio Caeté: uma delas que dá acesso a moradia de Lino Beling e, a outra, a de Alcina Eger Dias.

Já o vereador Clóvis Ogê Kretzer destacou que, nos próximos dias, as estradas das comunidades de Barro Preto, Demoras, Rio das Demoras e Canto Triste serão revestidas com material do tipo brita. Pela resistência delas, a ideia é garantir que a melhoria destas estradas seja duradouras.

A vereadora Lita utilizou do espaço para mais uma vez reivindicar que o Poder Executivo revitalize a iluminação pública de todo o território alfredense. Ela pede que todas as lâmpadas quebradas ou queimadas nos postes de iluminação sejam substituídas.

O vereador Arli Nazareno Althoff também fez uso do espaço. Em fala, ele agradeceu a empresa TCA Transportes e Mineração, que tem atuação em Lomba Alta, e ajudou o Município na revitalização da estrada geral da comunidade. Segundo Nazareno, a empresa doou cargas de britões, material que foi usado para revestir a malha.