BOLETIM INFORMATIVO: RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 14 DE JUNHO

por Mario Sergio Kalbuch publicado 24/06/2021 09h07, última modificação 24/06/2021 09h07

Na noite desta segunda-feira, dia 14 de junho, a Câmara de Vereadores de Alfredo Wagner realizou mais uma Sessão Ordinária. Na plenária, quatro Indicações apresentadas foram apresentadas. Além delas, os vereadores aprovaram por unanimidade a um importante Projeto de Lei.

PROJETO DE LEI

Projeto de Lei Nº 08/2021 - de autoria do Poder Executivo – Autoriza o Município a firmar convênio com a Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Alfredo Wagner – APAE. Assim, a entidade receberá ao longo deste ano R$ 18 mil, valor dividido em seis (6) parcelas de R$ 3 mil.

REQUERIMENTO

Requerimento Nº 004/2021de autoria do presidente da Casa, vereador Moacir Hames - Solicita que a Prefeitura Municipal informe a esta Casa Legislativa sobre quais medidas foram tomadas para atender a Indicação nº 056/2021, protocolada junto a Secretaria do Executivo em 11 de maio. No texto da Indicação, o vereador pede que o Executivo contrate guardas/vigias para atuarem em escolas da rede municipal.

INDICAÇÕES

Indicação Nº 075/2021de autoria do vereador Eduardo Silveira – Solicita que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, revitalize a estrada geral da comunidade de Rio Engano, especificamente aquela que dá acesso a comunidade de Queimados. Para a melhoria, são solicitadas a limpeza das sarjetas, o patrolamento e o revestimento das pistas com cascalho e/ou macadame.

Indicação Nº 076/2021de Emílio Carlos Petris – Pede que o Prefeito Municipal inclua no calendário de eventos de Alfredo Wagner o mês “Agosto Laranja”, dedicado a realização de ações de conscientização, prevenção e defesa das pessoas com deficiência.

Indicação Nº 077/2021de Evelise Althoff Heiderscheidt – Sugere que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, contrate um profissional de educação física para atuar como professor de futsal e voleibol dos ginásios de esportes ou quadras esportivas das localidades de Catuíra, Picadas, Lomba Alta, Rio Engano, Queimados e Barro Branco.

Indicação Nº 078/2021de Arli Nazareno Althoff – Requer que o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, implante uma lombada do tipo quebra-molas na Rua Anitápolis, próximo ao acesso da creche Primeiros Passos.

BREVES EXPLICAÇÕES

No espaço de Breve Explicações, o vereador Clóvis Ogê Kretzer agradeceu ao deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) que, por meio de Emenda Parlamentar, destinará recursos financeiros ao Município de Alfredo Wagner. Segundo ele, em visita a cidade, o deputado garantiu quase R$ 2 milhões para melhorias na rodovia que liga os municípios de Alfredo Wagner e Anitápolis.

Clóvis também destacou as últimas ações da Secretaria de Obras alfredense. Com a chegada de cargas de pedras britas de tamanho grande (os chamados ‘britões’), a frota municipal atua no revestimento de estradas vicinais com este material. Estão previstas a reforma da estrada geral de Barro Preto, Demoras e Canto Triste.

Na última semana, o vereador Eduardo Silveira acompanhou o prefeito, Gilmar Sani, e o secretário municipal de agricultura, Paulo Cesar Rossi, em viagem a Florianópolis. No espaço de Breves Explicações, Eduardo relatou a agenda cumprida por eles.

Segundo Eduardo, as lideranças estiveram na Assembleia Legislativa e, ali, reuniram-se com o deputado Fabiano da Luz (PT) para reivindicar recursos para investimentos em Alfredo Wagner. No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) protocolaram pedido para que um zoneamento agrícola para cultura do trigo seja realizado no Município, assim, verificando-se se os solos alfredenses estão aptos para germinar estes grãos e qual o melhor período para o plantio de acordo com as características climáticas. Eles ainda estiveram na Secretaria Estadual da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural para reivindicar liberação de cotas do Fundo de Terras do Estado (FUNTER), programa que permite financiar imóveis na área rural. A expectativa é que esta opção de financiamento esteja disponível para contratação ao longo dos próximos dias.

-----------

Fazem parte da 15ª Legislatura os vereadores: Arli Nazareno Althoff (PSDB), Clóvis Ogê Kretzer (PSDB), Eduardo Silveira (PT), Emílio Carlos Petris (PSD), Evelise Althoff Heiderscheidt (MDB), Moacir Hames (MDB), Reginaldo Silveira (MDB), Rubia Mariotti Schweitzer da Silva (MDB), Sérgio Adonis da Cruz (MDB).